Benfica-Lyon: águias sonham acordadas
Kika Nazareth é a grande referência das encarnadas (Foto: IMAGO)

ANTEVISÃO Benfica-Lyon: águias sonham acordadas

Equipa de Filipa Patão quer continuar a fazer história e pela frente terá o clube mais vezes campeão europeu

Benfica e Lyon defrontam-se esta terça-feira, para os quartos de final da Liga dos Campeões, no Estádio da Luz, num jogo histórico para o futebol feminino nacional, já que nunca antes uma equipa portuguesa marcou presença nesta fase da prova. E pela frente o conjunto encarnado terá o clube com mais troféus na competição (8).

O desafio é exigente, mas não belisca as ambições encarnadas, como confirmou a treinadora Filipa Patão: «Temos de continuar a ser mais competitivas e é isso que as jogadoras sentem: quantos mais patamares sobem, mais querem subir. Quanto mais escadarias percorremos, mais o nosso corpo e a nossa mente querem e isto é muito o vício do desporto.»

Os dois conjuntos voltam a encontrar-se depois de terem medido forças na edição 2021/22 da competição: as águias foram goleadas por 5-0 nos dois jogos da fase de grupos, por um Lyon que se sagraria campeão europeu. Agora, é uma águia diferente a que pisa estes palcos, segundo Pauleta, que já integrava a equipa nessa temporada.

«A principal diferença da equipa é não só na qualidade, mas no competir. Há dois anos, quando encontrámos o Lyon, quase não tínhamos experiência na Liga dos Campeões e este ano já podemos dizer que levamos uma bagagem um pouco maior», defendeu a capitã do clube da Luz.

Também Kika Nazareth, nas vésperas do jogo, tinha manifestado crença: «Eu acredito, mas se não acreditarmos, se não fizermos por isso, de nada serve estarmos aqui a disputar uma Champions como se fosse um jogo de berlinde. É uma Liga dos Campeões, há que querer. Se é possível marcar quatro golos ao Barcelona, se é possível chegar aos quartos de final, tudo é  possível.»

Kika quer desafiar o Lyon: «A sorte e os resultados procuram-se»

16 março 2024, 18:21

Kika quer desafiar o Lyon: «A sorte e os resultados procuram-se»

Internacional portuguesa alimenta a ambição de discutir o acesso às meias finais da Liga dos Campeões apesar de destacar o poderio do adversário; destaca crescimento veloz do Benfica no panorama internacional e não se deixa deslumbrar pelos elogios

Do lado gaulês, recorde-se, a treinadora Sónia Bompastor assinalou o crescimento das encarnadas e voltou a recordar as ligações ao clube. «Não é qualquer um que consegue fazer quatro golos ao Barcelona, atual campeo em título (...) Será um jogo muito especial para mim, porque na família do lado da minha mãe são portugueses e, sobretudo, benfiquistas.»

Treinadora do Lyon elogia Benfica: «Não é qualquer equipa que marca 4 ao Barcelona»

18 março 2024, 18:29

Treinadora do Lyon elogia Benfica: «Não é qualquer equipa que marca 4 ao Barcelona»

Técnica luso-francesa reconheceu importância pessoal e familiar em jogar no Estádio da Luz e, entre elogios a Kika Nazareth, reforçou que o Benfica cresceu muito como equipa desde o último confronto; Le Sommer destacou reencontro com ex-colega, Jéssica Silva, mas avisa que dentro de campo ‘não existe afinidades’; Ada Hegerberg e Danielle Van de Donk estão fora do encontro

20 mil esperados na Luz

A estreia de uma equipa portuguesa nos quartos da Women's Champions League promete compor as bancadas do Estádio da Luz. Depois dos 10.785 adeptos frente ao Eintracht Frankfurt, as expectativas para o compromisso com o Lyon são na ordem dos 20 mil espectadores.

O Benfica chega a este encontro após um deslize com o Damaiense (1-1) na Liga – num total de 36 jogos em todas as provas contabiliza 26 vitórias, oito empates e oito derrotas –, e terá pela frente um Lyon que reforçou a liderança do campeonato com uma goleada ao Fleury 91 (4-0) e que segue invicto esta época: 28 desafios, 24 triunfos e quatro empates.

Marie Alidou é a melhor marcadora das águias (23 golos), à frente de Kika Nazareth (20), a principal referência do Benfica, que esteve no top-5 das goleadoras em 2023 (entre clube e seleção). Do lado do emblema francês, a principal artilheira é a norueguesa Ada Hegerberg, Bola de Ouro em 2018, que depois de falhar o último desafio do Lyon devido a lesão também não vai a jogo com as águias. De fora fica também a médio Danielle Van de Donk.

A partida marcará o reencontro de Jéssica Silva com o clube que representou na temporada 2019/2020, antes de se mudar para os Estados Unidos (Kansas City). A avançada Eugénie Le Sommer, com quem partilhou o balneário, fala de uma «grande amiga» e de um «jogo para recordar no futuro», elogiando o Benfica: «Elas estão nos quartos de final porque merecem. Nós temos a experiência, porque somos a equipa com mais rotinas na competição, mas sabemos que o Benfica nada tem a perder e vai dar o máximo.»

Apuramento histórico

Recorde-se que a equipa liderada por Filipa Patão garantiu apuramento histórico para os quartos de final depois de um grande desempenho no grupo A da Champions, apesar de entrada em falso (única derrota contra o Barcelona).

Grupo A

Adversário

Resultado

1.ª Jornada

Barcelona (F)

0-5

2.ª Jornada

Rosengard (C)

1-0

3.ª Jornada

Eintracht Frankfurt (C)

1-0

4.ª Jornada

Eintracht Frankfurt (F)

1-1

5.ª Jornada

Rosengard (F)

2-2

6.ª Jornada

Barcelona (C)

4-4

Depois da goleada sofrida com o Barcelona no jogo inaugural do grupo, a equipa encarnada empatou a quatro golos com as espanholas no encerramento da fase de grupos, numa partida que teve em destaque a jogada do golo de Jéssica Silva, elogiada pela UEFA.

Último onze do Benfica: Lena Pauels, Catarina Amado, Ana Seiça, Christy Ucheibe, Lúcia Alves, Andreia Faria, Anna Gasper, Andrea Falcón, Marie Alidou, Chandra Davidson, Kika Nazareth

Último onze do Lyon: Christiane Endler, Ellie Carpenter, Vanessa Gilles, Griedge Mbock, Selma Bacha, Dzsenifer Marozsán, Sara Dabritz, Danielle van de Donk, Kadidiatou Diani, Delphine Cascarino, Eugénie Le Sommer