17 abril 2025, 23:10
Espanha terá cinco equipas na próxima Liga dos Campeões
Eliminação da Lazio garante lugar extra à La Liga, tal como tinha acontecido já com a Premier League
Vencedor da UEFA Europa League pode influenciar entrada direta das águias na Champions se não a conseguirem pelo campeonato. Sporting também apoia Athletic Bilbao, mas tem de fazer muito mais contas
Ruben Amorim deixou o Sporting para rumar ao Manchester United, mas nem por isso os resultados do treinador português deixaram de interessar ao Benfica. Os red devils ainda lutam pela conquista da UEFA Europa League e, nas meias-finais, têm pela frente o Athletic Bilbao, por quem os encarnados estarão torcer. Isto porque, se os bascos conquistarem a competição e conseguirem um lugar na UEFA Champions League através do campeonato espanhol, o segundo lugar em Portugal garantirá a entrada direta das águias na prova milionária.
17 abril 2025, 23:10
Eliminação da Lazio garante lugar extra à La Liga, tal como tinha acontecido já com a Premier League
A queda da Lazio aos pés do Bodo/Glimt na segunda prova europeia garantiu que a La Liga terá cinco lugares na Champions na época 2025/26. O Athletic, quarto classificado, leva nove pontos de vantagem para o sexto, o Betis, o que significa que esse apuramento direto está bem encaminhado. Se a equipa espanhola conseguir, então, a qualificação via campeonato, o lugar que ocuparia caso vença a UEFA Europa League passa para a equipa com melhor coeficiente cuja entrada direta ainda não esteja assegurada.
Esta condição exclui automaticamente equipas de Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália, uma vez que todas as posições de apuramento dos respetivos campeonatos garantem entrada automática. A equipa com melhor coeficiente das ligas que obrigam a passagem por fases preliminares é o PSG, que também não entra nestas contas, uma vez que, com o campeonato francês conquistado, já garantiu a presença na próxima Liga dos Campeões. Em segundo, vem o Benfica. Seria, então, a equipa mais beneficiada com a eventual vitória dos bascos na UEFA Europa League, o que dependeria de eliminar, nas meias-finais, o Manchester United, de Ruben Amorim, Bruno Fernandes e Diogo Dalot.
17 abril 2025, 23:24
Manchester United bateu Lyon por 5-4 e chegou às meias-finais da UEFA Europa League. Jogo memorável em Old Trafford, com golos, expulsões, heróis improváveis e golos portugueses
Tudo isto só se verificará caso as águias fiquem em segundo lugar no campeonato, uma vez que o primeiro garante a entrada direta na UEFA Champions League. E se for o Sporting a ficar em segundo? A vitória do Athletic é o melhor cenário, mas, no caso dos leões, há que depender de terceiros...
O caso dos leões acaba por ser diferente do das águias por uma simples razão: o Benfica tem mais pontos no coeficiente UEFA do que o Sporting nos últimos cinco anos. Assim sendo, há quatro clubes que interessam aos leões: Brugge, Feyenoord, PSV e Lille.
Além destes quatro, também Benfica, FC Porto e Ajax estão nestas contas. Para que o Sporting tenha de esperar pelo ranking para ver se tem entrada direta, terá de não ser campeão, o que, a quatro jornadas do fim, significaria uma vitória das águias. Nesta altura, os dragões estão a 10 pontos e uma vitória na próxima jornada dará aos leões a garantia de que os azuis e brancos não os poderão alcançar na tabela. Assim, há ainda a excluir o Ajax: está a apenas um jogo de garantir pelo menos o acesso ao play-off.
A luta pelo terceiro lugar da Eredivisie está ao rubro e o Utrecht luta pela presença na Liga dos Campeões. Se tal acontecer, com a conquista do terceiro lugar, como a equipa neerlandesa tem menos pontos no coeficiente UEFA que o Sporting, ficará em desvantagem face aos leões. O mesmo não acontece com o Feyenoord, que, pelo contrário, tem vantagem em relação à equipa portuguesa. O PSV também entra nesta luta, mas está mais perto do segundo posto, uma vez que leva cinco pontos de vantagem para ambos os adversários.
Também os belgas do Brugge se encontram nesta posição. Neste momento, primeiro, segundo e terceiro classificados da Pro League da Bélgica, Brugge, Saint-Gilloise e Genk, estão separados por dois pontos. O único cenário que não agrada ao Sporting é que o Club Brugge, agora líder com mais dois pontos que os outros adversários, ocupe a segunda posição, que dá acesso às pré-eliminatórias da Champions, enquanto o campeão tem acesso direto à fase de liga. O mesmo acontece em França: o Lille é quarto, o único lugar que não interessa aos verdes e brancos, mas apenas quatro pontos separam o segundo na tabela e o quinto.
20 abril 2025, 16:21
‘Les dogues’ derrotaram o Auxerre, em casa, por 3-1, na 30.ª jornada
Recapitulemos: se o Benfica ficar em segundo lugar, basta a vitória do Athletic Bilbao na UEFA Europa League para assegurar presença direta na próxima edição da UEFA Champions League. Para o Sporting, é preciso isso... e mais: o Lille não pode ficar em quarto lugar, o Brugge tem de evitar o segundo e Feyenoord e PSV não podem ocupar a terceira posição dos respetivos campeonatos.
Uma coisa é certa: os rivais da Segunda Circular estarão contra Ruben Amorim. E tendo em conta o passado do ex-treinador do Sporting e ex-jogador do Benfica, não será novidade para nenhum deles.
Pontos no coeficiente UEFA:
- Benfica (Portugal): 87.500
- FC Porto (Portugal): 79.750
- Club Brugge (Bélgica): 71.750
- Feyenoord (Países Baixos): 71.000
- PSV (Países Baixos): 69.250
- Ajax (Países Baixos): 67.250
- Lille (França): 59.000
- Sporting (Portugal): 59.000
SLB sempre com Ruben Amorim! Rumo à Champions! Todos juntos!