Barcelona: Joan Laporta mantém confiança total em Xavi
Joan Laporta e Xavi (IMAGO / AFLOSPORT)

Barcelona: Joan Laporta mantém confiança total em Xavi

INTERNACIONAL18.12.202316:35

Presidente dos ‘culés’ defendeu o seu treinador e revelou também um desejo para o mercado de inverno

Numa altura em que o Barcelona soma apenas uma vitória nos últimos quatro jogos da La Liga, a posição de Xavi como treinador dos blaugrana tem sido contestada; no entanto, o presidente do clube, Joan Laporta, reiterou o seu apoio para com o treinador de 43 anos.

«Ele tem toda a nossa confiança e merece-a. Quando se dá confiança a uma pessoa, ela dá o melhor de si. A confiança que temos no Xavi é total. Para além do seu conhecimento, é um grande treinador, mas também tem a virtude de ser uma pessoa resistente que protege os seus jogadores» afirmou, em entrevista à agência Efe.

Passando das palavras à prática, Laporta explica ser «um presidente que não vai todos os dias ao balneário ou a todos os treinos», fazendo-o apenas «de acordo com o treinador».

«É muito importante distribuir os papéis e que cada um assuma o seu. Os jogadores têm de competir para ganhar, o treinador tem de treinar para fazer uma equipa competitiva, o presidente deve comandar», continuou, até porque, quando esses papéis se alteraram, «os jogadores acabaram por assumir o comando e o clube chegou ao estado a que chegou».

«Aqueles de nós que tomaram as rédeas do clube sofreram as consequências de um legado desastroso e é isso que não pode acontecer. Cada um tem de saber qual é o seu papel. Não sou um presidente muito invasivo. Gosto de futebol, gosto que me digam as coisas e é assim que as coisas são», declarou.

Laporta assumiu também a vontade de contratar, pelo menos, um jogador no mercado de inverno, a título de empréstimo: «Se conseguirmos ter fair-play [financeiro], a ideia é ter um médio para compensar de alguma forma a ausência de Gavi. Seria um empréstimo até ao final da época.»

Recorde-se que Gavi nã deve voltar a jogar esta temporada após ter rompido o ligamento cruzado anterior do joelho direito no passado mês de novembro, ao serviço da seleção de Espanha.