Gyokeres já festejou por 38 vezes esta época no campeonato (Foto: Miguel Nunes)
Gyokeres já festejou por 38 vezes esta época no campeonato (Foto: Miguel Nunes)

A média que coloca Rui Borges à frente de Amorim

NACIONAL29.04.202508:30

Gyokeres tem melhor percentagem de golos com o atual técnico dos leões do que com o atual treinador do Manchester United

O póquer que fez no Bessa permitiu a Gyokeres ultrapassar Mohammed Salah, do Liverpool, no ranking da Bota de Ouro, prémio atribuído ao melhor marcador das Ligas Europeias pela ESM (European Sports Media), a associação continental de publicações desportivas, da qual A BOLA faz parte, e o sueco não vai abrir mão da possibilidade de chegar ao topo de goleadores da Europa.

Gyokeres chegou aos 38 golos na Liga e ambiciona acabar a época como Bota de Ouro, distinção para a qual todos querem contribuir em Alvalade.

O treinador Rui Borges está sensível à ambição do sueco e a estratégia da equipa tem sido adaptada para tirar partido das capacidades ímpares de Gyokeres, usando a influência do camisola 9 na manobra ofensiva da equipa.

O internacional sueco já marcou mais 10 golos na Liga do que Salah, na Premier League, mas o coeficiente de Inglaterra é 2 e o de Portugal é de 1,5, o que garante 57 pontos ao jogador leonino e não o dobre como o egípcio.

0 seconds of 1 minute, 7 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
WhatsApp Video 2025-05-04 At 00.21.10
03:27
00:00
01:07
01:07
 

Em Alvalade todos querem rentabilizar ao máximo as qualidades de Gyokeres enquanto (ainda) cá está e terminar esta época de sonho  significará coroá-lo como o melhor dos melhores e os número globais de 2024/2025 aumenta a confiança na concretização deste desejo, que se tornou comum a todos.

Desde a chegada de Rui Borges o sueco foi utilizado, no total das competições, em 22 jogos, tendo marcado 25 golos e feito 7 assistências. Antes, tinha feito 26 partidas, apontando 27 golos e 5 assistências. Feitas as contas, na era Rui Borges Viktor Gyokeres marcou, até ao momento, uma média de 1,13 golos por jogo, perante 1,03 golos por jogo marcados nos 26 jogos em que participou com Ruben Amorim e João Pereira no banco leonino.

Todos este indicadores demonstram como o goleador tem sido cada vez mais letal e aumenta a confiança (do próprio, dos restantes companheiros e da equipa técnica) numa época memorável.

Rui Borges desfez-se em elogios a Viktor Gyokeres no rescaldo da vitória do Sporting no Bessa  por 5-0, defendendo que ainda não descobriu qualquer ponto fraco do sueco. Sabe sim, e disse-o, que o papel preponderante que o avançado tem na equipa vai muito além dos muitos golos que marca.

Recorde de Jardel para bater

Mesmo tendo o foco nos números que despertam a cobiça dos goleadores europeus, há números internos, que fazem parte da história do Sporting, que também estão ao alcance, e são metas, do sueco que ganhou respeito do futebol em Portugal. O histórico número de golos marcados por Mário Jardel de leão ao peito está   perfeitamente ao alcance de Gyokeres: 42!

É este o número de remates certeiros (muitos deles foram cabeceamentos, é certo) do brasileiro que o sueco está a apenas quatro golos de conseguir.

Na época 2001/2002 em 30 jogos na Liga, Mário Jardel marcou 42 golos e chegou ao topo da Europa, feito que pode ainda ser alcançado esta época por Gyokeres nas três jornadas que faltam para o final do campeonato.

O máximo goleador do Sporting numa edição do campeonato português é (ainda) Yazalde. Há 50 anos, recebeu a Bota de Ouro após ter marcado 46 golos, recorde que ainda não foi batido por nenhum outro avançado de leão ao peito.

Os números do Chirola ainda estarão ao alcance de Gyokeres?