A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Rio Ave-Sporting
Trabalho seguro e competente da equipa de arbitragem
Hélder Carvalho, árbitro da AF Santarém, dirigiu o Rio Ave-Sporting de ontem. O setubalense André Narciso foi o videoárbitro. Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro!
11’ Golo legal do Sporting, na sequência de pontapé de canto executado à esquerda. Gonçalo Inácio marcou de cabeça, inaugurando o marcador em Paços de Ferreira.
19' Viktor Gyokeres foi puxado pela camisola e projetado para o solo pelas mãos de Andreas Ndoj. O árbitro não se apercebeu da infração, eventualmente por não estar no melhor local para avaliar.
23' João Tomé derrubou Gyokeres, impedindo-o de prosseguir jogada no corredor esquerdo. Hélder Carvalho não assinalou a respetiva infração técnica.
25' Gyokeres caiu na área vila-condense sem sofrer qualquer infração de Andreas Ndoj. O central grego projetou-se em carrinho para o relvado, mas cortou a bola de forma legal. O guarda-redes Miszta agarrou-a depois, em ação igualmente regular (não houve passe deliberado na sua direção).
31' Melhor oportunidade de golo do Rio Ave até então negada, in extremis, por Rui Silva. O lance foi depois bem anulado por fora de jogo de Clayton, que fez a assistência para André Luiz.
33' Entrada fora de tempo e muito negligente de St. Juste sobre João Graça foi bem sancionada com o primeiro cartão amarelo da partida. Decisão indiscutível do árbitro escalabitano.
34' Alguns jogadores do Rio Ave ainda esboçaram pedido de penálti (por braço irregular de Gyokeres na sua área), mas sem razão: a bola cabeceada por Diomande bateu, de facto, no cotovelo esquerdo do avançado sueco, que estava junto ao seu corpo e em posição defensiva natural. Lance bem analisado pela equipa de arbitragem.
35' Miszta correu alguns riscos ao sair da sua área, mas a verdade é que o guarda-redes polaco dominou a bola com o peito, não com os braços. A sua intervenção foi, portanto, legal.
47' Andreas Ndoj foi bem sancionado com advertência na sequência de agarrão antidesportivo a Gyokeres, que ainda o impediu de avançar para zona prometedora do terreno.
49' Debast foi bem punido por fora de jogo. No momento do passe, o jogador belga estava adiantado em relação à cortina defensiva adversária.
51' Segundo golo no Estádio Capital do Móvel, casa emprestada do Rio Ave, para a equipa forasteira, sem fora de jogo de Gyokeres (que marcou) no momento do remate de Geny Catamo. Matheus Reis estava em posição irregular, mas afastado da zona e não teve qualquer interferência no jogo ou sobre os defesas contrários.
61' Tiago Morais ainda colocou a bola no fundo da baliza de Rui Silva, mas o golo foi bem anulado por (claro) fora de jogo. Decisão acertada do árbitro assistente.
64' Remate de Olinho bateu na barra e tocou na parte interior da linha de baliza de Rui Silva, mas pelo que foi possível apurar pelas imagens, não a ultrapassou totalmente. Terá sido correta a decisão da equipa de arbitragem ao mandar prosseguir a partida.
66' Golo legal do Rio Ave, a reduzir o marcador em Paços de Ferreira. Quando Clayton fez a assistência, André Luiz estava em posição regular (no limite). Excelente análise do árbitro assistente.
69' Geny Catamo arriscou muito na forma como colocou o braço direito em Andreas Ndoj. O defesa grego, que inicialmente também tinha as mãos no adversário, pareceu potenciar o contacto para cair na área do Sporting. Não terá havido motivo suficiente para o penálti.
72' André Luiz agarrou ostensivamente a camisola de Biel, sendo advertido com justiça.
73' Bakoulas cometeu infração semelhante à de André Luiz (no caso, sobre Geny Catamo) e viu igualmente o amarelo, em critério coerente do árbitro da AF Santarém.
As vezes que Gyokeres é agarrado e rasteirado sem que os árbitros, por qualquer razão que me escapa, nada assinalem são imensas. Porque será?