A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Gil Vicente-Sporting

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Gil Vicente-Sporting

NACIONAL12.04.202423:11

Trabalho globalmente competente

Manuel Oliveira viajou até Barcelos onde dirigiu o Gil Vicente-Sporting. André Narciso foi o videoárbitro. 

O portuense fez globalmente um bom trabalho, num jogo em que o comportamento dos intervenientes foi sempre correto. Para isso terá contribuído o avolumar do resultado antes do final da etapa inicial.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

7' Parte do mérito do golo de Francisco Trincão deve ser atribuído a Manuel Oliveira, que aplicou muito bem a vantagem por duas vezes consecutivas: quando Gyokeres foi carregado e, logo de seguida, após empurrão a Morita. O médio japonês conseguiu rematar ao poste da baliza de Andrew. Na sequência o Sporting inaugurou o marcador. Muito bem.

11' Golo de Diomande, na sequência de cruzamento da direita. À frente do central costa-marfinense estavam Gyokeres e Zé Carlos. Os dois jogadores tentaram disputar o lance, entrando em contacto físico que as imagens não esclareceram na totalidade. Naturalmente que é justo aceitar como boa a decisão da equipa de arbitragem.

15' Zé Carlos pareceu usar "braço a mais" para ganhar lance a Trincão. O árbitro entendeu que o contacto foi legal, mas a "basculação" e carga exercidas deixaram transparecer que se equivocou. O lance aconteceu fora da área gilista.

20' Provavelmente o momento de análise mais difícil do jogo: Zé Carlos cruzou da direita bola que foi desviada pelo braço de Esgaio, que estava no interior da sua área. O lateral fez movimento de proteção natural para tentar intercetar o cruzamento, mas ao fazê-lo poderá ter deixado o braço direito com volumetria evitável. Na dúvida, aceitamos como boa a interpretação de que o contacto foi legal. Em situações deste género, o VAR não pode intervir.

27' Zé Carlos derrubou Daniel Bragança momentos antes da bola sair pela linha de baliza adversária. O portuense entendeu que o corte foi na bola, mas equivocou-se.

31' Daniel Bragança desarmou adversário (sem falta), fazendo assistência bem sucedida para Trincão. Foi legal o terceiro golo da equipa visitante.

36' Geny Catamo tentou progredir pela direita para a área do Gil, mas colidiu com o corpo de Pedro Tiba, caindo de seguida no relvado. O avançado do Sporting não foi obstruído de forma ilegal. Tiba tinha posição ganha e não se movimentou para impedir a passagem do adversário.

38' Autogolo a aumentar a vantagem do Sporting em Barcelos: na sequência de cabeceamento de Gyokeres, a bola bateu na cabeça de Andrew após devolvida pela barra da sua baliza. No início da jogada, Pedro Gonçalves arrancou pela esquerda em posição legal. Esteve bem o árbitro assistente.

49' Domínguez viu com justiça o primeiro cartão amarelo da partida após derrubar Pedro Gonçalves por trás, de forma antidesportiva.

51' Kiko foi advertido depois de protagonizar entrada fora de tempo sobre Trincão. A infração negligente foi bem sancionada pelo árbitro da partida.56' Thierry Correia ganhou dividida a Geny Catamo, cometendo falta que o árbitro não viu. O avançado moçambicano ficou momentaneamente lesionado.

58' Alipour movimentou-se para a área adversária, chocando com Esgaio e caindo depois. O lateral do Sporting não cometeu qualquer infração sobre o avançado iraniano do Gil. Foi ele quem colidiu com o corpo do adversário.

79' Pequeno desentendimento entre Thierry Correia e Diomande bem gerido por intervenção sensata de Manuel Oliveira. O jogo de ontem foi disputado com correção e o árbitro da AF Porto esteve muito bem nesse aspeto.

85' Rúben Fernandes lesionou-se sozinho, sem interferência irregular de Gyokeres com quem disputou o lance segundos antes.

87' Buta cortou a bola em abordagem legal, caindo com o corpo em cima de Edwards. O avançado inglês ficou lesionado mas não houve infração do defesa português

NOTA: 7