Liveblog Tondela vs FC Porto dezembro 2025
FINAL DA PARTIDA! TONDELA 0 FC PORTO 2. Vitória justa e tranquila dos dragões, apesar de os golos terem aparecido apenas na segunda parte. Até ao intervalo, a equipa comandada por Francesco Farioli foi controlando as operações, mas foi sempre pouco incisiva no último terço. Nesse período, houve dois golos, mas... ambos anulados. Primeiro foi Rodrigo Mora a introduzir a bola no fundo da baliza de Bernardo Fontes, mas o camisola 86 dos dragões estava em fora de jogo, pelo que o VAR reverteu a decisão inicial de Luís Godinho. Depois disso, foi Brayan Medina a bater Diogo Costa, mas o defesa-central colombiano dos beirões havia feito falta sobre Victor Froholdt no momento da impulsão. O início da etapa complementar trouxe festejos a sério e a garantia dos três pontos para o FC Porto. Samu, primeiro, e William Gomes, depois, selaram o triunfo azul e branco, que depois controlaram por completo as operações e até poderiam ter chegado a uma vitória mais robusta. O triunfo permite ao FC Porto chegar aos 37 pontos, ficando com 5 a mais do que o Sporting e 8 a mais do que o Benfica.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Ao lado! Mais um remate de Maviram, à entrada da área, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Diogo Costa, que parecia ter o lance controlado.
Francisco Moura do FC Porto recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
Logo a seguir ao golo de Samu, William Gomes também fez o gosto ao pé e aumentou a vantagem do FC Porto:
Alberto sai do campo e é substituído por Martim Fernandes.
Hugo Félix sai do campo e é substituído por Yefrei Rodríguez.
Tentou Borja Sainz! Assistência de Francisco Moura, de cabeça, e remate do extremo espanhol, ao lado do poste direito.
Foi assim que Samu colocou o FC Porto na frente do marcador, logo no início da segunda parte:
A rasar o ferro! Remate forte de Samu, já no interior da grande área, com a boca a resvalar em Christian Marques e a sair muito perto do poste direito da baliza tondelense.
Pepê sai do campo e é substituído por Ángel Alarcón.
Samu Aghehowa sai do campo e é substituído por Deniz Gul.
Para as nuvens! Remate de ressaca de Maviram, de pé direito, muito por cima da barra da baliza defendida por Diogo Costa.
Por cima! Cruzamento da esquerda de Francisco Moura e cabeceamento de pronto de Samu, mas sem levar a melhor direção.
Yaya Sithole sai do campo e é substituído por Hélder Tavares.
Que crença! Hugo Félix viu Diogo Costa adiantado e rematou ainda do seu meio-campo defensivo, obrigando o guarda-redes do FC Porto a recuar em velocidade para impedir males maiores.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 4.133
Rodrigo Mora sai do campo e é substituído por Pablo Rosario.
William Gomes sai do campo e é substituído por Borja Sainz.
Estava a segunda parte prestes a começar quando do topo do Estádio João Cardoso, onde estão os adeptos do FC Porto, foi enviado para o relvado um petardo que assustou Bernardo Fontes:
Eis o momento do golo anulado a Brayan Medina, em cima do intervalo:
O jogo é reiniciado.
Pedro Maranhão sai do campo e é substituído por João Afonso.
Brayan Medina sai do campo e é substituído por Ivan Cavaleiro.
Ouattara Moudjatovic está lesionado e é substituído por André Ceitil.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
GOOOOOOOLOOOOOOO DO FC PORTO!! Erro crasso de Bernardo Fontes e William Gomes, astuto, desarmou o guarda-redes do Tondela e atirou para o fundo da baliza deserta. 0-2.
G O O O O O L O - William Gomes coloca no fundo das redes de pé direito!
GOOOOOOOOLOOOOOO DO FC PORTO!! Pontapé de canto batido por Rodrigo Mora, do lado direito, cabeceamento de Kiwior para defesa de Bernardo Fontes e, na recarga, Samu encostou para o primeiro da partida. 0-1.
G O O O O O L O - Finalização fácil de Samu Aghehowa do FC Porto encosta de pé direito para a baliza deserta!
Rebenta um petardo junto da baliza que nesta segunda parte vai ser defendida por Bernardo Fontes. O engenho pirotecnico veio do topo do Estádio João Cardoso, onde estão as claques do FC Porto. Luís Godinho deu indicação ao 4.º árbitro para anotar a incidência no relatório.
Início da segunda parte.
Eis o lance do golo anulado a Rodrigo Mora, aos 34 minutos:
William Gomes, aos 31 minutos, obrigou Bernardo Fontes a mais uma excelente intervenção:
Jordan Pefok rematou já em queda, aos 29 minutos, para defesa atenta de Diogo Costa:
Vote aqui no melhor em campo deste Tondela-FC Porto:
Jordan Pefok voltou a ser protagonista, aos 19 minutos, mas o cabeceamento do ponta de lança do Tondela saiu por cima:
Samu também tentou o golo, mas Bernardo Fontes opôs-se com qualidade (13'):
Jordan Pefok testou a atenção de Diogo Costa, aos 11 minutos:
Bernardo Fontes foi obrigado a aplicar-se logo aos 6 minutos:
INTERVALO! TONDELA 0 FC PORTO 0. Nulo no marcador e já com dois golos... anulados. A primeira parte foi equilibrada, com ligeiro ascendente dos dragões, mas com os auriverdes sempre de olhos postos na baliza contrária. Jordan Pefok nunca deu descanso ao último reduto portista, sendo que o ataque do atual líder da Liga foi sendo dinamizado por Samu e William Gomes. Os adeptos portistas festejaram, aos 34 minutos, mas Rodrigo Mora estava em fora de jogo (25 centímetros) e o VAR reverteu a decisão inicial de Luís Godinho, que tinha apontado para o centro do relvado. Já em cima do descanso, foi Brayan Medina a introduzir a bola no fundo das redes da baliza à guarda de Diogo Costa, mas o lance foi prontamente invalidado porque o defesa-central colombiano havia feito falta sobre Victor Froholdt no momento da impulsão. Prevalece, pois, o nulo e o FC Porto terá de acelerar na etapa complementar para poder capitalizar o empate (1-1) entre Benfica e Sporting, anteontem.
O árbitro apita para o intervalo
Golo anulado ao Tondela! Brayan Medina cabeceou de forma certeira na sequência de um livre batido por Hugo Félix, mas o lance foi de pronto invalidado por Luís Godinho uma vez que o defesa-central dos auriverdes tinha feito falta sobre Victor Froholdt, no momento da impulsão.
O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos
Começa a chover em Tondela.
De acordo com as linhas colocadas na Cidade do Futebol, Rodrigo Mora estava 25 centímetros adiantado em relação ao último defensor do Tondela.
GOLO ANULADO AO FC PORTO! Após ouvir as indicações do VAR, Luís Godinho invalidou o golo de Rodrigo Mora, por fora de jogo do camisola 86 dos dragões. Mantém-se tudo como no início: 0-0.
Luís Godinho, árbitro da partida, validou o golo, numa primeira instância, sendo que agora está a ouvir as indicações da Cidade do Futebol. Os jogadores do Tondela estão junto do juiz da partida.
GOOOOOOOLOOOOOO DO FC PORTO! Sucessão de ressaltos no interior da área e Rodrigo Mora remata de pronto para o fundo das redes da baliza à guarda de Bernardo Fontes. Os jogadores tondelenses ficam a pedir fora de jogo... 0-1.
G O O O O L O O O! FC Porto marca! Rodrigo Mora entrou no marcador.
Voa Bernardo Fontes! Remate cruzado de William Gomes, de pé direito, para intervenção em grande estilo do dono da baliza do Tondela.
Outra vez Jordan Pefok a dar trabalho à defensiva azul e branca! O ponta de lança dos auriverdes trabalhou bem no interior da área, mas o remate, já em queda, foi travado por Diogo Costa, sem grandes dificuldades.
Por cima! Pontapé de canto batido por Hugo Félix, do lado direito, e cabeceamento de Jordan Pefok por cima da barra da baliza à guarda de Diogo Costa.
Outra vez Bernardo Fontes! Passe de rotura de Pepê e remate cruzado de Samu, de pé esquerdo e já no interior da grande área, para defesa do guarda-redes brasileiro do Tondela.
Agarra Diogo Costa! Cabeceamento de Jordan Pefok, na sequência de um lançamento de linha lateral efetuado por Tiago Manso e que tinha sido desviado ao primeiro poste, para defesa relativamente fácil do guarda-redes do FC Porto.
Eis o momento da entrada das três equipas no relvado:
Grande defesa de Bernardo Fontes! Cruzamento de Francisco Moura, da esquerda, Brayan Medina fez o corte e impediu que a bola chegasse a Samu, mas o esférico ressaltou em Juan Rodríguez e obrigou o guarda-redes dos auriverdes a uam excelente intervenção, cedendo canto.
Instantes iniciais marcados pelo equilíbrio. O Tondela entrou de forma positiva, a querer ter bola, o FC Porto está em organização para começar a carrilar jogo ofensivo.
Tondela sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
A equipa de arbitragem liderada por Luís Godinho sobe ao relvado antes dos jogadores de Tondela e FC Porto. Continua a protesto dos árbitros.
A pouco mais de meia hora do início da partida, as bancadas do Estádio João Cardoso, em Tondela, vão ficando preenchidas com público. Os jogadores de ambas as equipas já realizam, de resto, os habituais exercícios de aquecimento. A noite está fria, mas, para já, não há (e ainda bem) sinal de chuva. O relvado do anfiteatro tondelense parece estar em excelentes condições e, como tal, perspetiva-se um excelente espetáculo de futebol na Beira Alta.
Se Francesco Farioli promove uma autêntica revolução no onze relativamente ao último encontro do FC Porto, diante do Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga, o também italiano Cristiano Bacci, técnico do Tondela, faz apenas uma alteração à equipa que havia escalado de início na partida frente ao Gil Vicente (1-0), na ronda anterior do campeonato: sai Bebeto e entra Tiago Manso.
Suplentes do Tondela: Cañizares (30), João Afonso (4), André Ceitil (6), Hélder Tavares (8), Joe Hodge (10), Yefrei Rodríguez (11), Rony Lopes (16), Ivan Cavaleiro (17) e Rémy Vita (21)
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos (14), Stephen Eustáquio (6), Gabri Veiga (10), Pablo Rosario (13), Borja Sainz (17), Dominik Prpic (21), Deniz Gul (28), Angel Alarcón (47) e Martim Fernandes (52)
Tondela (titulares): Bernardo Fontes (31), Tiago Manso (48), Christian Marques (4), Bryan Medina (20) e Maviram (60); Juan Rodríguez (32) e Yaya Sithole (15); Pedro Maranhão(7) C, Hugo Félix (79) e Ouattara Moudjatovic (70); Jordan Pefok (29)
FC Porto (titulares): Diogo Costa (99) C; Alberto (20), Bednarek (5), Kiwior (4), Francisco Moura (74); Victor Froholdt (8), Alan Varela (22) e Rodrigo Mora (86); William Gomes (7), Samu (9) e Pepê (11)
Já são conhecidos os onzes iniciais!
É este o onze provável do FC Porto para o encontro de hoje, em território beirão:
Há um dado que pode servir de motivação extra para os tondelenses: desde que o técnico italiano chegou ao clube, a baliza tem estado trancada a sete-chaves. E os auriverdes só foram batidos no desempate por penáltis, com o Caldas, para a Taça de Portugal.
Recorde a antevisão de Cristiano Bacci, treinador do Tondela:
A equipa da Invicta pode, então, beneficiar do empate (1-1) no clássico da Luz e, dessa forma, vencendo em Tondela, podem também agarrar-se à história para pensarem na conquista do título ainda com mais propriedade. É certo que ainda falta muito até ao fim do campeonato, mas o passado joga a favor dos dragões...
Mas centrando as atenções na Liga, o FC Porto está bem e recomenda-se. O conjunto orientado por Francesco Farioli vem de quatro vitórias consecutivas - Estoril (1-0), Famalicão (1-0), SC Braga (2-1) e Moreirense (2-1) -, sendo que a última (e única) vez em que não triunfou foi a 5 de outubro, na receção ao Benfica (0-0). Porque antes disso, acrescente-se, os dragões não tinham dado quaisquer contemplações aos seus adversários: Arouca (4-0), Rio Ave (3-0), Nacional (1-0), Sporting (2-1), Casa Pia (4-0), Gil Vicente (2-0) e Vitória de Guimarães (3-0). Com este pecúlio, o FC Porto soma 34 pontos em 36 possíveis.
Já o FC Porto pretende reagir imediatamente ao desaire (1-3) da passada quinta-feira, diante do Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga. Os azuis e brancos baquearam no Dragão e, dessa forma, não conseguiram selar o apuramento para a final four da competição, que vai realizar-se no próximo mês de janeiro, em Leiria, e onde estará, então, o emblema vimaranense - juntamente com Sporting, Benfica e SC Braga.
O Tondela vive uma nova etapa na sua temporada, uma vez que é agora liderado por um novo treinador: Cristiano Bacci rendeu Ivo Vieira no cargo. O técnico italiano - que estava no Panserraikos (Grécia), mas que em Portugal já tinha orientado Olhanense, Boavista e Moreirense - já orientou os beirões em duas partidas, sendo que depois de uma estreia amarga, na sequência da eliminação da Taça de Portugal, aos pés do Caldas, conseguiu o primeiro triunfo, vencendo (1-0) no terreno do Gil Vicente, na 12.ª jornada da Liga.
A 13.ª jornada da Liga tem passagem pela Beira Alta, onde esta noite (20h30), Tondela e FC Porto medem forças no penúltimo jogo da ronda. Os auriverdes estão necessitados de pontos para fugirem da zona baixa da tabela, ao passo que os azuis e brancos pretendem capitalizar o empate (1-1) entre Benfica e Sporting, anteontem, para reforçarem a liderança da Liga e aumentarem a distância para os dois principais rivais na luta pelo título. A BOLA já está no Estádio João Cardoso e vai contar-lhe tudo sobre esta partida. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!