República Tcheca U21
0 - 0
Portugal sub-21

Siga o República Tcheca U21 vs Portugal sub-21 em direto

Chéquia-Portugal: jovens lusos mereciam bem mais!
Equipa portuguesa dominou por completo as operações, criou várias oportunidades de golo, mas pecou na finalização. Série vitoriosa chega ao fim, mas liderança do grupo mantém-se intacta

FINAL DA PARTIDA! CHÉQUIA 0 PORTUGAL 0. Uma tremenda injustiça. Assim pode catalogar-se o resultado que ditou o desfecho desta partida da 5.ª jornada do Grupo B de apuramento para o Campeonato da Europa de sub-21 de 2027. O conjunto orientado por Luís Freire foi muito melhor do que o adversário, criou inúmeras situações de finalização, mas a verdade é que a pontaria das jovens esperanças nacionais nunca esteve devidamente calibrada. Chega, assim, ao fim a série vitoriosa que Portugal tinha construído (quatro triunfos em outros tantos jogos), mas a invencibilidade mantém-se, assim como a baliza a zeros e, o mais importante, a liderança do grupo.

94

Que defesa incrível de João Carvalho! Transição rápida da Chéquia e remate cruzado de Dominik Pech para uma intervenção de alto calibre do guarda-redes nacional.

TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 4 MINUTOS

Substituição em Portugal, com a saída de Tiago Parente para a entrada de Francisco Chissumba.

83

Que perigo! Remate de longe de Afonso Moreira, forte, mas a rasar o poste direito da baliza contrária. Mais uma grande oportunidade para Portugal!

73

Tripla substituição na Chéquia, com as saídas de Lukas Ambros, David Planka e Lukás Masek, para as entradas de Dominik Pech, Tomás Král e Matej Mikulenka.

72

Que perdida incrível! Cruzamento de Roger Fernandes, da direita, e Afonso Moreira, à entrada da pequena área, com tudo para marcar, desviou por cima da barra.

72

Mais uma dupla substituição em Portugal, com as saídas de Martim Fernandes e Quenda para as entradas de Diogo Travassos e Afonso Moreira.

67

Cartão amarelo a Ondrej Coudek (Chéquia).

63

Substituição na Chéquia, com a saída de Matyás Vojta para a entrada de Yannick Eduardo.

62

Que corte milagroso! Bom desenho ofensivo nacional, passe de Tiago Parente e remate de pé esquerdo de Roger Fernandes, já dentro da área, para um desvio decisivo de Jan Chytrý. Portugal ficou muito, muito perto da vantagem!

57

Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Rodrigo Mora e Youssef Chermiti, para as entradas de João Rego e Gustavo Varela.

54

Que perigo! Cruzamento de Alexandr Buzek e Lukas Masek, ao segundo poste, completamente sozinho, remata a rasar a barra da baliza à guarda de João Carvalho!

53

Cartão amarelo a Tiago Gabriel (Portugal).

Não há alterações! Ambos os selecionadores fazem regressar para a segunda parte os mesmos jogadores que haviam escalado para os respetivos onzes iniciais.

49

Geovany Quenda tentou de longe, mas o remate do jovem extremo do Sporting saiu ao lado do poste esquerdo da baliza da Chéquia.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

INTERVALO! CHÉQUIA 0 PORTUGAL 0. Ainda que não esteja a realizar uma exibição ao nível das que já fez nesta fase de qualificação (fruto, também, da qualidade do adversário, claramente o mais complicado até ao momento), a verdade é que a Seleção Nacional de sub-21 merecia ter ido para o descanso em vantagem. Porque criou ocasiões para isso. Mateus Fernandes (3'), Youssef Chermiti (21', 23' e 43') e Rodrigo Mora (35') ameaçaram a baliza contrária, sendo que apenas Matyás Vojta (6') e Albert Labík (40') colocaram João Carvalho em sentido. A formação orientada por Luís Freire tem-se deparado com o jogo muito físico do adversário, mas se imprimir mais velocidade e intensificar os ataques pelos corredores conseguirá, mais cedo ou mais tarde, chegar ao(s) tão desejado(s) golo(s).

43

Grande defesa! Excelente jogada de entendimento de Portugal, à esquerda, com o cruzamento atrasado de Tiago Parente para um remate de primeira de Youssef Chermiti, a que Jan Koutný respondeu com uma intervenção extremamente difícil, mas eficaz.

40

Sem direção! Agora foi a vez de a Chéquia tentar a meia distância, mas o remate de Albert Labík saiu muito ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de João Carvalho.

39

Cartão amarelo a Mateus Fernandes (Portugal) e Adam Sevínský (Chéquia).

35

Ao lado! Pontapé forte de Rodrigo Mora, de longe, com a bola a passar perto do poste da baliza da Chéquia.

23

Outra vez Youssef Chermiti! Excelente trabalho de Rodrigo Mora, passe de morte para o ponta de lança, que, já dentro da área, rematou cruzado a rasar o poste direito da baliza defendida por Jan Koutný. Os sub-21 lusos vão ameaçando o golo...

21

A rasar a barra! Pontapé de canto cobrado por Rodrigo Mora, do lado esquerdo, e Youssef Chermiti, antecipando-se ao guarda-redes contrário, cabeceou a milímetros do travessão da baliza da Chéquia. Portugal esteve à beira de inaugurar o marcador.

6

Agarra João Carvalho! Erro luso na primeira fase de construção e Matyás Vojta, à entrada da área, não pediu licença para visar de imediato a baliza portuguesa, valendo a intervenção atenta do guarda-redes do SC Braga.

3

Outra vez Mateus Fernandes! Na sequência do pontapé de canto batido por Geovany Quenda e do alívio da defensiva da casa, o capitão de Portugal testou novamente a meia distância, mas a bola ganhou muita altura e não ofereceu qualquer perigo ao guarda-redes contrário.

3

Primeiro aviso de Portugal! Remate de longe de Mateus Fernandes, carregado de objetividade, mas a bola foi desviada por Alexandr Buzek e saiu perto do poste direito da baliza à guarda de Jan Koutný.

INÍCIO DA PARTIDA!

Os hinos de Chéquia e Portugal já foram entoados, num momento sempre muito particular em jogos de seleções. Os capitães das duas equipas escolhem, agora, campo e bola, sendo que depois disso iniciar-se à o encontro.

As três equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento. Dentro de instantes, voltarão ao relvado da Malsovicka Arena, em Hradec Kralove (Chéquia), para que fique tudo pronto para o apito inicial.

Olhando para a equipa titular de Portugal e comparando com o onze apresentado por Luís Freire no último encontro, diante de Gibraltar (11-0), há a registar sete alterações. Nesse embate, recorde-se, o selecionador luso deu minutos a jogadores que têm tido menos utilização. De uma partida para a outra, há a registar as saídas de André Gomes, Diogo Travassos, João Muniz, Gabriel Brás, Francisco Chissumba, Carlos Forbs e Gustavo Varela, para as entradas de João Carvalho, Martim Fernandes, Tiago Gabriel, Gonçalo Oliveira, Tiago Parente, Geovanny Quenda e Youssef Chermiti. Significa isto que apenas Mathias de Amorim, Mateus Fernandes, Rodrigo Mora e Roger Fernandes repetem a titularidade.

Portugal (selecionador): Luís Freire

Portugal (suplentes): André Gomes (1), Diogo Travassos (2), Gabriel Brás (6), Afonso Moreira (11), Francisco Chissumba (13), João Rego (15), Diego Rodrigues (16), Gustavo Varela (18) e Fábio Baldé (23)

Portugal (titulares): João Carvalho (12); Martim Fernandes (17), Tiago Gabriel (4), Gonçalo Oliveira (5) e Tiago Parente (19); Mathias de Amorim (14) e Mateus Fernandes (8) C; Geovanny Quenda (7), Rodrigo Mora (10) e Roger Fernandes (21); Youssef Chermiti (9)

Chéquia (selecionador): Michal Bílek

Chéquia (suplentes): Viktor Baier (16), Dominik Pech (2), Patrik Mekota (4), Tomás Král (5), Matej Mikulenka (6), Yannick Eduardo (7), Jan Trédl (12), Tom Sloncík (19) e Jiri Hamza (22)

Chéquia (titulares): Jan Koutný (1); Tomás Jelínek (18), Ondrej Coudek (15) e Adam Sevínsky (3); Jan Chytrý (14), David Planka (20), Lukas Ambros (10) C, Alexandr Buzek (21) e Albert Labík (13); Matyás Vojta (9) e Lukás Masek (11)

Árbitro: Jérémie Pignard (França); Assistentes: Aurélien Drouet e Thomas Luczynski; 4.º Árbitro: Marc Bollengier

Já há equipas oficiais!

Depois deste momento vivido pelo guardião do SC Braga, Diego Rodrigues, outro dos guerreiros do Minho presente nos sub-21 lusos, gracejou com o colega de equipa... e de seleção:

Nota de destaque também para João Carvalho. O guarda-redes do SC Braga costuma ter lugar cativo nos sub-21, mas na última semana acabou por ser promovido à Seleção A, em virtude da dispensa de José Sá. João Carvalho fez, inclusivamente, parte da equipa orientada por Roberto Martínez que defrontou a República da Irlanda. Recorde aqui o percurso de João Carvalho e o perfil traçado por A BOLA:

Nesta convocatória consta, agora, o nome de Hugo Félix, com o médio do Tondela a ser o escolhido para substituir Gustavo Sá, médio do Famalicão que apresentou problemas físicos e acabou por regressar ao emblema minhoto.

Eis a lista dos convocados de Luís Freire para este encontro diante da Chéquia:

Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Gonçalo Ribeiro (FC Porto) e João Carvalho (SC Braga)

Defesas: Diogo Travassos (Moreirense), Francisco Chissumba (Alverca), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (Benfica), João Fonseca (Benfica), Martim Fernandes (FC Porto), Tiago Gabriel (Lecce, Itália) e Tiago Parente (Estoril)

Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Hugo Félix (Tondela), Mateus Fernandes (West Ham, Inglaterra), Mathias de Amorim (Famalicão) e Rodrigo Mora (FC Porto)

Avançados: Afonso Moreira (Lyon, França), Fábio Baldé (Hamburger, Alemanha), Geovany Quenda (Sporting), Gustavo Varela (Gil Vicente), João Rego (Benfica), Roger Fernandes (Al Ittihad, Arábia Saudita) e Youssef Chermiti (Rangers, Escócia)

Nas duas primeiras rondas, realizadas em setembro, Portugal goleou (5-0) o Azerbaijão, em casa, e depois venceu (2-0) a Escócia, fora de portas. Já no passado mês de outubro, a equipa das Quinas recebeu e bateu (3-0) a Bulgária e depois foi a Gibraltar cilindrar (11-0) a frágil seleção local. Segue-se, então, este embate na Chéquia, equipa que está na vice-liderança do Grupo B, com 9 pontos conquistados em quatro jornadas - vitórias sobre Escócia (2-0), Gibraltar (2-1) e Azerbaijão (5-0), e derrota diante da Bulgária (1-2).

Portugal tem feito um percurso absolutamente extraordinário nesta caminhada para o Europeu. A formação orientada por Luís Freire venceu os quatro jogos já realizados até ao momento, mas além dos 12 pontos já conquistados (e que lhe conferem, naturalmente, a liderança do grupo), tem outro dado de enorme relevo: 21 golos marcados e... nenhum sofrido!

A Seleção Nacional de sub-21 volta a entrar em campo na tarde desta quarta-feira, desta feita na Malsovicka Arena, na Chéquia, para defrontar a congénere local. A partida, que tem o pontapé de saída agendado para as 17 horas, diz respeito à 5.ª jornada do Grupo B de qualificação para a fase final do Campeonato da Europa da categoria, que vai realizar-se em 2027. Tal como sempre acontece, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio das esperanças lusas e contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!