VÍDEO: freira quebra o protocolo no funeral do Papa e emociona o mundo

DIVERSOS23.04.202520:57

Geneviève Jeanningros era a melhor amiga de Francisco e teve direito a uma despedida mais prolongada

Chama-se Geneviève Jeanningros, é uma freira de origem francesa com 82 anos e a sua imagem promete ser uma das mais fortes do funeral do Papa Francisco.

Foi por causa dela que, nesta quarta-feira, a Guarda Suíça, responsável pela segurança no Vaticano, quebrou o protocolo no funeral do Sumo Pontífice.

E o gesto está a emocionar o mundo. Num dia em que o acesso ao local onde decorre o velório do Papa estaria reservado apenas a cardeais, bispos e altos funcionários do Vaticano, foi aberta a exceção de entrar no local Geneviève Jeanningros, que segundo é descrito em Itália, seria a melhor amiga de Francisco.

Além disso, à beata que fazia visitas regulares ao Papa foi permitido permanecer por largos minutos a despedir-se do amigo, enquanto as burocracias impõem que cada visitante esteja apenas alguns instantes diante do caixão.

A «enfant terrible» que vive numa caravana

A concessão feita pelos guardas justifica-se também por Geneviève ser presença habitual no Vaticano, uma vez às quartas-feiras é comum o Papa recebê-la.

A octogenária, que conheceu o Papa na Argentina, é uma mulher de causas e defensora há várias décadas das minorias. Ela que vive numa caravana nos arredores de Roma, trabalha numa comunidade na qual apoia prostitutas e transsexuais, que muitas vezes a terão acompanhado nas visitas que fazia a Francisco.

O trabalho feito pela irmã Geneviève há mais de cinco décadas junto de minorias desfavorecidas valeram-lhe a alcunha de «enfant terrible», como, carinhosamente, o Papa se referia à amiga.

Nesta quarta-feira, deram-lhe possibilida de lhe dar alguns minutos para se despedir do amigo, de forma mais prolongada do que é hábito.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer