Imperdível: A BOLA TV mostra-lhe tudo (de herói a vilão) sobre a vida de OJ Simpson

A BOLA TV Imperdível: A BOLA TV mostra-lhe tudo (de herói a vilão) sobre a vida de OJ Simpson

A BOLA TV01.08.202301:05

Para ver na sua A BOLA TV, a partir das 00h00 de hoje, terça-feira, 1 de agosto, logo após A BOLA DA NOITE, um imperdível documentário (em cinco episódios a emitir semanalmente) que ganhou um Oscar e lhe conta a vida de OJ Simpson, um herói desportivo norte-americano que se tornou igualmente um vilão e foi protagonista de um dos «julgamentos do século» nos Estados Unidos, acusado do assassinato de Nicole, mulher com quem viveu. A partir desta noite e nas próximas terças-feiras (8, 15, 22 e 29 de agosto, sempre à mesma hora), não vai querer perder OJ, DE HERÓI A VILÃO!

Por essa altura, podia dizer-se que OJ Simpson estava para o futebol americano como Pelé estava para o outro futebol (o que os americanos tratam por soccer) – e, saltitando, para outro campo até já parecera deixar ir Hollywood a seus pés com o filme Aonde É que Para a Polícia?

Pouco antes do adeus nos San Francisco 49ers (em 1979), OJ envolvera-se num caso com Nicole Brown, empregada de mesa no The Daisy – seleto clube privado de Beverly Hills. O romance levou a separar-se de Marguerite e já casado com Nicole, algures por 1985 alvoroço causou notícia de que Simpson partira, com taco de basebol, os vidros do carro onde ela se refugiara depois de «terrível discussão». Sete anos após o episódio deu-se o seu divórcio com Nicole a alegar «diferenças irreconciliáveis» e OJ a tentar voltar

à relação com ela.

Isso e muito mais poderá ver-se a partir das zero horas de hoje, dia 1 de agosto (e nas quatro terças-feiras seguintes) em A BOLA TV nos cinco episódios de OJ, DE HERÓI A VILÃO – documentário da ESPN que ganhou Oscar em 2017. Obviamente, está lá o drama que levou ao «julgamento do século» - mas não é só isso que lá está. E pode descobrir-se porque a acusação de homicídio lançada a Simpson se enquadra num cenário sociopolítico que vai, por exemplo, da luta pelos direitos civis dos negros através de Muhhamad Ali à morte de um taxista negro às mãos de polícias brancos.

Surpreendente e arrebatador é, porém, o drama que levou ao «julgamento do século». Com ela a morar já em Brentwood, no dia 13 de junho de 1994, Nicole foi encontrada numa piscina de sangue. A autópsia revelou-a esfaqueada sete vezes no pescoço e na cabeça, percebendo-se corte de 14 centímetros na garganta que quase a decapitara. Com OJ acusado do crime – icónica foi a sua fuga numa carrinha branca (vista em direto na TV por 90 milhões de espetadores).

Através de OJ, DE HERÓI A VILÃO descobrir-se-á ainda como Robert Kardashian (amigo que Simpson fizera no ténis) conseguiu a sua absolvição - e por causa disso Kris (a mãe de Kim Kardashian) desfez o seu casamento. Do que OJ já não se conseguiu livrar foi de condenação (em 2008) a 33 anos de prisão por assalto à mão armada e sequestro – e espancado por skinheads até ao desmaio, penaria três semanas na enfermaria da penitenciária...