Atenção, Portugal: filha de Dennis Rodman bisa pelos EUA (veja os golos)

Futebol Feminino Atenção, Portugal: filha de Dennis Rodman bisa pelos EUA (veja os golos)

FUTEBOL FEMININO10.07.202317:14

Um bis de Trinity Rodman, filha da antiga estrela do basquetebol Dennis Rodman, ‘o verme’, hoje com 62 anos – pentacampeão da NBA, pelos Detroit Pistons em 1989 e 1990, e com Michael Jordan nos Chicago Bulls em 1996, 1997 e 1998 – permitiu aos EUA, rival de Portugal no Grupo E do Mundial-2023, vencer em San José (Califórnia, EUA), em duelo que acabou já na madrugada desta segunda-feira pela hora de Portugal Continental, o País de Gales por 2-0, no último jogo de preparação das atuais bicampeãs mundiais e líderes do ranking FIFA antes da prova na Oceânia.

No Pay Pal Park, e ante 18 mil espectadores, a filha de Dennis Rodman, de 21 anos, avançada das Washington Spirit, foi lançada do banco de suplentes para a segunda parte (46’, a substituir Alex Morgan) para acabar com o ‘nulo’ que então se registava, e a jogada resultou em cheio: inaugurou o marcador (1-0) aos 76’, numa emenda simples, mas encantou e encheu o olho no lance do 2-0, aos 87’. A provar que os genes do desporto têm seguimento na herdeira, à atenção de Francisco Neto... e Portugal.

«Tinha uma tarefa a cumprir, em termos de temporização do jogo, e tudo mudou com ela em campo. O segundo golo dela, então, é de classe mundial», afirmou a propósito o selecionador dos EUA, Vlatko Andonovski, no final da partida.

Trinity já tinha feito história em 2021, quando, com 18 anos, se tornou a mais jovem de sempre escolhida no ‘draft’ (seleção) das equipas da liga feminina dos EUA, sendo a segunda a ser recrutada no processo, uma aposta das Washington Spirit.

Em 2022, Trinity foi eleita a ‘Rookie’ [caloira] do Ano’ da Liga dos EUA, além de ter sido campeã norte-americana pela equipa e de se ter estreado na seleção, cuja atual estrela maior, Megan Rapinoe, já anunciou que se irá retirar no final da temporada.

Recorde-se que, no Grupo E do Mundial da Austrália/Nova Zelândia-2023, que se inicia a 20 do corrente mês e irá decorrer até 20 de agosto, os EUA iniciam a sua participação dia 20, diante do Vietname, e fecham a fase de grupos diante d’As Navegadoras, a Seleção Nacional, orientada por Francisco Neto, a 1 de agosto, em Auckland (Nova Zelândia), no Eden Park, às 19 horas locais (menos 11 horas em Portugal Continental).

Veja, nos ‘tweet’ em anexo, os golos da filha do antigo basquetebolista internacional norte-americano, o segundo deles a… não enganar sobre a valia dos EUA e de Trinity, e o que espera Portugal no Mundia.-2023, a 1 de agosto, em Auckland: