Renovação está parada mas Schmidt conta com Rafa

Benfica Renovação está parada mas Schmidt conta com Rafa

NACIONAL29.06.202323:40

Roger Schmidt conta com Rafa para a próxima época e o Benfica ainda poderá retomar as negociações da renovação se o avançado baixar as exigências. Apesar de o processo para o prolongamento do vínculo que acaba em 2024 estar parado e as posições muito distantes, o treinador alemão mantém Rafa nos planos da próxima época.

Para Schmidt e Benfica, Rafa continua a ser um jogador muito importante. E Rafa quer ver reconhecida essa importância no salário. Ganha €2,5 milhões limpos por época, quer passar a ganhar €3,5 milhões, além de prémio de assinatura elevado, que admite ser pago ao longo da duração do contrato.


Há, neste momento, um impasse nas negociações. Para o empresário de Rafa, António Araújo, a bola está do lado dos encarnados. «Os responsáveis do Benfica têm conhecimento de tudo o que está a acontecer. É o Benfica que vai ter de decidir o futuro. O Rafa ainda tem mais um ano de contrato. Todos temos consciência do vínculo, mas o Benfica é que vai ter de decidir o que pretende para o futuro dele. O Rafa, como todos os profissionais, não é diferente. Ele é um jogador que hoje tem 30 anos e que quer ver o seu futuro salvaguardado. E como é que ele vai conseguir isso? Procurando um bom contrato que lhe dê garantias para o futuro de vida. O amanhã é já amanhã. É o Benfica que vai ter de resolver se tem condições para validar a vontade do jogador ou não», disse, à Antena 1, em junho.


As declarações caíram mal na Luz, foram entendidas como pressão. E, entretanto, não houve desenvolvimentos nem quaisquer contactos para retomar as negociações. Desde logo porque a diferença entre o que Rafa quer receber e o que o Benfica quer pagar é muito grande.

A recente renovação de Nicolás Otamendi e a contratação de Ángel Di María, que obrigam a investimentos consideráveis no pagamento de salários, reforçaram a convicção de Rafa de que também ele justifica reconhecimento na folha salarial. Esses dados tornam muito difícil a aproximação entre Benfica e Rafa.


Roger Schmidt partilhou publicamente, na época que terminou, a admiração de Rafa. E tem o maior interesse em conservar o avançado que abdicou da Seleção Nacional para se dedicar exclusivamente ao Benfica.


Também o Benfica está interessado na continuidade de Rafa - por isso lhe fez proposta para renovar -, embora sem manifestar a disponibilidade para investir nele mais do que considera apropriado. A permanência de Rafa é, na perspetiva das águias, um dado adquirido, salvo se chegar à Luz, entretanto, uma boa proposta.

O Benfica continua a acreditar na dedicação e profissionalismo de Rafa, admitindo, num cenário ainda não conclusivo, que o avançado possa cumprir o último ano de contrato e depois deixar a Luz.