Ana Cruz conquista primeira medalha para Portugal

Jogos Europeus Ana Cruz conquista primeira medalha para Portugal

MAIS DESPORTO22.06.202317:41

Eis a primeira medalha de Portugal nos Jogos Europeus-2023 que estão a ter lugar na Polónia, concretamente em Cracóvia e na região de Malopolska, até 2 de julho!

Ana Cruz, 28 anos, conquistou o bronze na prova de Kata, na disciplina de karaté.

No combate de acesso ao ouro, Ana Cruz somou 42 pontos frente à espanhola Paola Garcia Lozano, que com 43.40 seguiu  em frente e deixou a portuguesa no último lugar do pódio – refire-se que no Kata as semifinalistas derrotadas ficam automaticamente com o terceiro lugar.

Na fase de grupos, a karateka lusa começou por derrotar a polaca Anna Kowalska (por 40.40 contra 37.90) e depois levou a melhor sobre a checa Veronika Miskova (41.90-41.70).

A primeira derrota surgiu frente à francesa Helvetia Taily (41.20-42.30), mas ainda assim avançou para as meias-finais.

A 13.ª do ranking mundial e quinta no campeonato da Europa volta, assim, a dar medalha ao kata português em Jogos Europeus depois da também medalha de bronze de Patrícia Esparteiro em Minsk-2019.

Para os menos entendidos nas artes marciais, o Kata é uma disciplina do Karaté na qual não existe confronto físico, mas sim uma exibição de técnicas avaliada por sete juízes, anulando duas notas em cada prestação (a mais alta e a mais baixa).