Candidatos ao título de contrarrelógio nos Países Baixos

Ciclismo Candidatos ao título de contrarrelógio nos Países Baixos

CICLISMO20.06.202314:03

Na distância de 42 km totalmente planos e sem pontos técnicos, disputa-se na quarta-feira em Elspeet o campeonato nacional de contrarrelógio dos Países Baixos, com um vasto leque de candidatos na disciplina. Os neerlandeses sempre tiveram ciclistas de grande nível, Tom Dumoulin fez história na Noruega em 2017, ao ser o primeiro campeão do mundo neerlandês de contrarrelógio, depois de por quatro vezes ter sido campeão nacional.

Thymen Arensman é um dos nomes mais sonantes para lutar pelo titulo, depois de uma notória evolução na disciplina, desde que ingressou ma Ineos-Grenadiers e finalizou em 6.º lugar na última Volta à Itália. No contrarrelógio do Giro em Cesena com 35 km, ficou em 7.º lugar a 24 s do vencedor, Remco Evenepoel, na crono escalada em Monte Lussari foi 8.º com mais 1,18 m que Primoz Roglic que foi o vencedor. Depois da Volta à Itália, Arensman fez uma pausa para descansar e só depois retomou os treinos, a questão é saber se a sua forma é suficiente para conquistar o ouro em Elspeet.

Bauke Mollema (Trek-Segafredo) com 36 anos, é o campeão em título, na Volta à Itália terminou em 15.º no crono de Cesena e 93.º no Monte Lussari, resultados  que deixaram alguma desilusão, Mollema com o aproximar da Volta à França deverá melhorar a sua forma e perfila-se como forte candidato a revalidar o título. Outro nome a ter em conta na Trek-Segafredo é Daan Hoole, um contrarrelogista puro, o ano passado foi terceiro no campeonato nacional atrás de Mollema e Dumoulin. Aos 24 anos e com quase dois metros de altura, é considerado um talento na disciplina com vista ao futuro. A sua melhor prestação este ano foi o 18.º lugar no Giro, com mais 1,18 m que Evenepoel. Wilco Kelderman (Jumbo-Visma) é outro candidato ao ouro depois de ter sido primeiro em 2015. Correu a Volta à Suíça e preparou-se em altitude para a Volta à França, constituindo o campeonato dos Países Baixos um ponto de referência quanto ao estado de forma.

Outros nomes a ter em conta passam pelo veterano Jos Van Emdem (38 anos), Tim Van Dijke, Bart Lemmen, Maikel Zijlaard, Sjoerd Bax e Frank Van Den Broeck., encontram-se inscritos 34 ciclistas.