Verstappen vence Grande Prémio do Canadá e iguala Senna

Fórmula 1 Verstappen vence Grande Prémio do Canadá e iguala Senna

MOTORES18.06.202321:48

Ao liderar, do princípio ao fim, as 70 voltas ao Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, depois de, na véspera, já ter garantido a pole position, Max Verstappen levou o seu Red Bull ao mais alto degrau do pódio do Mundial de F1 pela sexta vez na temporada e reforçou a liderança do campeonato, onde soma 195 pts, mais 69 que o colega de equipa Sergio Pérez, o qual registou a volta mais rápida (1.14,481m).

No entanto, o mexicano, que ganhou as outras duas provas em 2023, terminou em 6.º (+51,028), tendo Fernando Alonzo (Aston Martin, +9.570) e Lewis Hamilton (Mercedes, +14,168s) ocupado, respetivamente, o 2.ª e 3.º lugares após um duelo constante, que nunca incomodou a liderança do bicampeão, com o espanhol a ter ultrapassado, definitivamente, o britânico à 23.ª volta.

Recorde-se que esta época Verstappen, de 25 anos, subiu ao pódio em todas as oito etapas disputadas (2.º na Arábia Saudita e Azerbaijão) e desde durante GP de Miami, em maio, só vê os principais rivais pelos espelhos. Melhor. Há 27 grandes prémios consecutivos que pontua – desde o GP Emilia Romagna, 24 de abril de 2022 - e desses ganhou 20. Só que desta feita tornou a festa ainda maior. Primeiro, ao levar a Red Bull à 100.ª vitória desde que integrou a F1 em 2005, num total de 354 participações em grandes prémios. E depois, ao igualar os 41 triunfos (171 corridas) do falecido Ayrton Senna (162).

«Claro que estou muito feliz. Não foi uma corrida sempre a andar porque os pneus não se encontravam bem no seu plano. Em comparação com sexta-feira, estava muito frio e derrapávamos um pouco, mas conseguimos que resultassem. Foi incrível voltar a ganhar e também vencer o 100.º Grande Prémio para a equipa», comentou Max Verstappen que considerou que a vantagem sobre os adversários só não terá sido maior devido a alguma falta de aderência dos pneus e pelo facto do safety car ter entrado em pista algumas vezes. Curiosamente, na prova celebrava-se os 50 anos da introdução do safety car na F1. A estreia acontecera precisamente no GP do Canadá em 1973, mas no Circuito de Mosport Park, Ontário.

Classificações

1.º, Max Verstappen (PB, Red Bull), 1.33,58;348h

2.º, Fernando Alonzo (Esp, Aston Martin), +9,570s

3.º, Lewis Hamilton (Gbr, Mercedez), +14,168

4.º, Carles Leclerc (Mon, Ferrari), +18,648

5.º, Carlos Sainz Jr (Esp, +21,540)

6.º, Sergio Pérez (Mex, Red Bull), +51,028

7.º, Alexander Albon (Tai, Williams), +1.00,813

8.º, Esteban Ocon (Fra, Alpine), +1.01,692

9.º, Lance Stroll (Can, Aston Martin), +1.04,402

10.º, Valtteri Bottas (Fin, Alfa Romeo), +1.04,432

11.º, Oscar Piastri (Aus, McLaren), +1.05,101

12.º, Pierre Gasly (Fra),  +1.05,249

13.º, Lando Norris (Gbr, McLaren), +1.08,363

14.º, Yuki Tsunoda (Jpn, Alpha Tauri),  +1.13,423

15.º, Nico Hulkenberg (Ale, Hass), a 1 volta

16.º, Zhou Guanyu (Chn, Alfa Romeo), a 1 volta

17.º, Kevin Magnussen (Din, Hass), a 1 volta

18.º, Nyck de Vris (Pb, Alpha Tauri), a 1 volta

George Russell (Gbr, Mercedes), não terminou (53 voltas)

Logan Sargeant (EUA, Williams), não terminou (6)

Mundial de Pilotos

1.º, Max Verstappen (Hol, Red Bull), 195 pts

2.º,  Sergio Perez (Mex, Red Bull), 126

3.º, Fernando Alonso (Esp, Aston Martin), 117

4.º, Lewis Hamilton (Gbr, Mercedes), 102

5.º, Carlos Sainz (Esp, Ferrari), 68

6.º, George Russell (Gbr, Mercedes), 65

7.º, Charles Leclerc (Mon, Ferrari), 54

8.º, Lance Stroll (Can, Aston Martin), 37

9.º, Esteban Ocon (Fra, Alpine), 29

10.º, Pierre Gasly (Fra, Alpine), 15

Mundial de Construtores

1.º, Red Bull, 321

2.º, Mercedes, 167

3.º, Aston Martin, 154

4.º, Ferrari, 122

5.º, Alpine, 44

6.º, McLaren, 17

7.º, Alfa Romeo, 9

8.º, Haas, 8

9.º, Williams, 7

10. Alpha Tauri, 2