FC Porto alcança registo histórico em Alvalade

Sporting-FC Porto FC Porto alcança registo histórico em Alvalade

NACIONAL13.02.202309:52

Um leão amargurado e  distante (de quase tudo...) e um dragão eficaz, confiante e a cuspir fogo. Traços gerais, balanço final de mais um escaldante clássico em Alvalade que confirmou muito do futuro das duas equipas. Comecemos pelo excelente momento da equipa de Sérgio Conceição. Porque para a história fica um triunfo... histórico. Sim, com a vitória de ontem, selada por Uribe e Pepê, os dragões somaram, pela primeira vez no seu rico historial, cinco vitórias consecutivas diante do rival leonino.

Acresce, curiosamente, que três delas aconteceram precisamente esta temporada: duas na Liga e outra, mais decisiva, na final da Taça da Liga. Pois bem, sai ileso de Alvalade, mantém-se na corrida pelo título, e continua a cavalgar numa onda positiva, sustentada em nove vitórias consecutivas, 21 jogos sem derrotas e, não menos importante neste tipo de competições de regularidade, sofreu apenas dois golos nos últimos dez jogos. Quando se entra na segunda metade da época e se aproximam semanas decisivas, eis um dragão a respirar saúde, confiança e otimismo.

Do outro lado, a amargura e a distância de um leão marcado, como o próprio treinador já confirmou, de uma bipolaridade que continua a custar pontos e vitórias em momentos decisivos. E a realidade é esta: se o sonho do título era apenas uma mera fórmula matemática, o desaire de ontem colocou (ainda) mais obstáculos no objetivo de um segundo ou até terceiro posto que garantiriam um lugar de Champions. Nem tudo está perdido - bem viva, para já, continua a presença na Liga Europa, um dos poucos objetivos que permanecem intactos - e para o qual o leão terá ainda este mês mais uma ronda decisiva, diante dos dinamarqueses do Midtjylland. A cicatriz deixada no campeonato, essa, é profunda. Resta saber as marcas que deixará para o que resta da época.


Leia mais na edição digital ou na edição impressa de A BOLA.