Custos do Estádio Municipal de Braga já atingem os € 175 milhões

SC Braga 21-10-2019 16:15
Por Pascoal Sousa

Num estudo inédito e que demorou meses a ser concretizado, a Câmara Municipal de Braga anunciou o custo real do Estádio Municipal, um dos palcos do Campeonato Europeu, em 2004. Contabilizando várias componentes - custo direto de construção, os custos com o projeto, aquisição dos terrenos e juros suportados com o financiamento contraído para suportar as despesas antes elencadas o custo total do Estádio ultrapassa os 175 milhões de euros.

 

No relatório é assumido um valor exato: já € 175.132.366,00. A esta verba «acrescerão os valores em pendência judicial, dos quais cerca de 11 milhões (relativos ao consórcio Soares da Costa / ASSOC) não são já passíveis de recurso, e os encargos financeiros a suportar até à liquidação total dos empréstimos bancários», lê-se.

 

Na sua página no Facebook, Ricardo Rio, presidente da autarquia, faz as contas de forma muito pragmática: «Os números falam por si. O Estádio Municipal custou mais que o Hospital de Braga e 1,5 vezes o custo do INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia). A verba ali gasta corresponde a 10 vezes o investimento necessário para a conclusão da Variante do Cávado e a intervenção do Nó de Infias. 15 vezes o investimento feito no PEB. 30 vezes o investimento em curso no Mercado Municipal. 50 vezes o investimento na expansão do Parque Desportivo da Rodovia.»

 

A estimativa inicial apontava para um custo na ordem dos 65 milhões de euros. Contudo, e como nota a autarquia, «a primeira Auditoria do Tribunal de Contas ao custo dos Estádios do Euro 2004, relativa a 2004, apontava já para um custo direto de 95 milhões de Euros, a que acresciam mais 30 milhões para o conjunto do Parque Norte.»

 

O relatório resultou de um Requerimento feito pela CDU sobre os custos do Estádio Municipal de Braga e pode ser consultado AQUI

Ler Mais
Comentários (38)

Últimas Notícias