'Meias' da Libertadores outra  vez com trio brasileiro

Brasil 'Meias' da Libertadores outra vez com trio brasileiro

INTERNACIONAL01.09.202316:54

Fluminense bate Olímpia e junta-se a Palmeiras e Inter. Boca Juniors representa a Argentina. Em 2021 e 2022 superioridade canarinha já se havia manifestado

Com a vitória do Fluminense por 3-1 na casa do Olímpia, em Assunção, que se somou aos 2-0 do Maracanã na semana anterior, o Brasil garantiu três clubes – Palmeiras, Internacional e o Tricolor - entre os quatro semifinalistas da Taça dos Libertadores da América, acompanhados do gigante argentino Boca Juniors. Não é novidade: em 2021 e em 2022 sucedeu o mesmo. O domínio brasileiro no futebol de clubes sul-americano chegou e deve estar para durar.

O destaque é o Verdão, representante brasileiro nas meias-finais da principal prova continental pela quarta vez seguida – sempre com Abel Ferreira ao leme. No ano passado ficou-se por essa fase da competição, perdendo o acesso à final num duelo com o Athletico Paranaense de Luiz Felipe Scolari. Nos anteriores, levantou o troféu em 2022, ao vencer o Flamengo em Montevideo, e em 2021, ao bater o Santos no Maracanã.

Inter e Flu, sim, são novidades, depois de alguns anos afastados da ribalta na popular e disputadíssima Liberta, desta vez sem o Mengão, que havia estado em três das últimas quatro meias-finais, tendo ganho a prova em duas delas, no ano passado, ao Athletico, e em 2019, liderado por Jorge Jesus, ao River Plate, na última vez em que um clube de fora do Brasil chegou à decisão.

Esse ano, aliás, foi o último com “apenas” dois brasileiros nas meias, Fla e Grêmio, acompanhados de River e Boca. No ano anterior, pelo contrário, a final foi uma festa (meio estragada por causa de incidentes e de desorganização) do futebol argentino com um Superclássico resolvido só em Madrid, a favor dos Millonários. De então para cá, o português vem sendo a língua oficial das meias-finais.

Os jogos das meias-finais estão marcados para a última semana de setembro e a primeira de outubro, com dias e horas ainda por acertar. De um lado do quadro, o Verdão enfrenta o Boca, primeiro na Bombonera, depois no Allianz Parque; do outro, o Flu, único dos quatro semifinalistas ainda sem o troféu no museu, começa por receber o Colorado no Maracanã, antes de visitar o Beira-Rio. A final é no Maracanã, a 4 de novembro.

SUL-AMERICANA 50%

Na Copa Sul-Americana, o Brasil falhou o pleno nas meias-finais por culpa de São Paulo e Botafogo. Os paulistas perderam, nos penáltis, para a LDU, do Equador, e a equipa de Bruno Lage sucumbiu na casa do Defensa y Justicia, da Argentina. Um deles estará na final porque se defrontam entre si. E um brasileiro também está garantido na decisão, no Centenário, em Montevideo, dia 28 de outubro: Corinthians e Fortaleza duelam na outra meia.

ÚLTIMAS MEIAS-FINAIS TAÇA DOS LIBERTADORES

2022

Flamengo, campeão

Athletico Paranaense, finalista

Palmeiras e Vélez Sarsfield

2021

Palmeiras, campeão

Flamengo, finalista

Atlético Mineiro e Barcelona Guayaquil

2020

Palmeiras, campeão

Santos, finalista

Boca Juniors e River Plate

2019

Flamengo, campeão

River Plate, finalista

Grêmio e Boca Juniors

2018

River Plate, campeão

Boca Juniors, finalista

Palmeiras e Grêmio

A negrito os clubes de fora do Brasil

Tags: