Romário volta a jogar: «Estou pronto»
Romário. IMAGO

Romário volta a jogar: «Estou pronto»

INTERNACIONAL17.04.202415:23

Líder do America, reformado há 15 anos, vai jogar na segunda divisão carioca. Ao lado de André, ex-Sporting, e do filho. Nos gabinetes, quer ser campeão nacional. E já este ano

«Oficialmente inscrito! Estou pronto para tentar dar uma ajudinha ao meu querido America em alguns joguinhos e também, é claro, realizar o sonho de dividir o campo com o meu filho, Romarinho», disse Romário, em publicação nas redes sociais, instantes depois de assinar, como jogador, pelo clube, o America do Rio, a que preside desde janeiro, nesta quarta-feira, dia 17.

Romário, 58 anos, com as chuteiras oficialmente penduradas desde 2009, senador da República desde 2015, vai jogar ao lado do filho Romarinho, 30 anos, e de André Balada, atacante de 33 com passagem pelo Sporting. O objetivo do popular clube carioca é vencer a série A2 do Cariocão porque só o primeiro classificado de entre os 12 participantes, é promovido à elite estadual, em 2025.

«Obrigado, Papai do Céu, por esse privilégio! Obrigado a todos pelo apoio e torcida! Vamos com tudo, Mecão», rematou o Baixinho, naquela publicação.

Subir à Série A1 estadual e, a partir daí, encontrar espaço na Série D nacional e na Copa do Brasil é um dos quatro principais objetivos de Romário, adepto do America por influência do pai, segundo o seu programa eleitoral. O segundo é fazer uma auditoria às contas do clube e o terceiro resolver a questão do centro comercial no terreno da antiga sede do America, na Tijuca, o bairro de onde o clube é originário.

A quarta meta é a mais ambiciosa: ser campeão da Série A – sim, aquela de Palmeiras, Flamengo e companhia – já este ano. Mas como, se no campo nem na Série D está? Na secretaria, claro. Romário quer que a CBF reconheça o Torneio dos Campeões, ganho pelo clube em 1982, como equivalente ao Brasileirão.

«O America é campeão em 1982. Fizemos um levantamento. É uma situação bem tranquila e nem um pouco complexa fazer com que o America seja reconhecido como campeão brasileiro», disse Romário, a propósito. Nos últimos anos, provas como a Taça do Brasil, o Torneio Roberto Gomes de Pedrosa e o Torneio dos Campeões, de 1937. conseguiram equivalência na CBF.

O Torneio dos Campeões jogou-se após o Brasileirão de 1982 entre todos os clubes que já haviam conquistado um título nacional: como só 17 clubes tinham obtido esse feito, para se chegar a um número par, a CBF convidou o America, clube com mais presenças em torneios do organismo. O Flamengo, que não participou por estar em digressão europeia, foi substituído pelo Santa Cruz, segundo o mesmo critério, e os 18 participantes lá foram jogando em diversas fases até na final o America derrotar o Guarani com a ajuda de Duílio, ex-Sporting e outros clubes portugueses, e Eloi, ex-FC Porto.  

Sete vezes campeão carioca, a última em 1960, o America, que se escreve sem acento para respeitar a grafia original em inglês e está no coração de dezenas de torcedores ilustres na área da cultura, das artes e da política, como Romário, aposta nesse título de 1982 e no que pode chegar em 2025 com os golos do velho Baixinho para voltar à ribalta.   

Tags: