«Fresneda foi jogada perfeita de antecipação»

Sporting «Fresneda foi jogada perfeita de antecipação»

NACIONAL30.08.202314:55

Iván Fresneda é a mais recente cara nova do leão. A terceira de 2023/2024. O internacional espanhol nas camadas jovens - que esteve em grande plano no Europeu sub-19 deste ano -, de apenas 18 anos, 24 jogos somados na La Liga na última temporada ao serviço do Valladolid, é a partir de hoje um dos trunfos do leão não só para o futuro mas também para o... imediato. E se o nome até poderá escapar ao adepto mais atento, o lateral, natural de Madrid, que irá lutar com Ricardo Esgaio por uma vaga no corredor direito, está bem identificado para Paulo Futre.


Perfeito conhecedor do futebol espanhol, o antigo internacional português formado no emblema leonino e que brilhou com a camisola do Atlético de Madrid, em conversa com A BOLA, não hesita e aprova, de pronto, a escolha dos leões. Justificando...
«É um jovem com elevada margem de progressão, que tinha mesmo muitos clubes interessados, não só de Espanha como de outros grandes campeonatos europeus. Não lhe faltavam opções para prosseguir a carreira. Do pouco que vi e as referências que tenho são mesmo as melhores. É daqueles jogadores que podem ser decisivos numa equipa que luta por títulos. Tendo apenas 18 anos, por tudo aquilo que tem feito, todo o seu percurso, é uma aposta certeira do Sporting», começa por dizer, elogiando o trabalho feito pela estrutura dos leões na transferência.


«É um miúdo com as características ideais para triunfar em Portugal, sobretudo num clube grande, que ataca muito. O Barcelona, por alguma razão, há muito que o tinha referenciado, mas o Sporting fez uma jogada perfeita de antecipação. Contratar nesta fase nem sempre é fácil, sobretudo quando falamos destes jovens com enorme talento e que são internacionais por seleções como a espanhola», destaca o antigo jogador.


Amorim é o treinador perfeito
Apesar da idade, de todo o potencial, Paulo Futre acredita que Fresneda tem todas as condições para se impor com naturalidade no plantel às ordens de Rúben Amorim. Sobretudo após o excelente pontapé de saída do Sporting no arranque da temporada.


«O Sporting respira saúde e essa será sempre a melhor fase para entrar um miúdo com este talento e potencial. O Rúben Amorim é um treinador perfeito para ele e por certo irá dar-lhe muita confiança para continuar a evoluir e crescer. Como, aliás, tem feito desde que chegou a Alvalade. É um técnico que sabe trabalhar como poucos com jovens jogadores», reforça, dando a conhecer algumas das qualidades do lateral que, recorde-se, chega a Alvalade para tentar fazer esquecer... Pedro Porro, também espanhol e que se notabilizou no Valladolid.  


«É verdade. Mas fará o seu caminho com naturalidade. O Sporting tem um grupo que sabe inserir muito bem os jogadores novos e esse ambiente tem sido visível no campo. Depois será a qualidade de Fresneda a fazer o resto. É muito veloz, com técnica apurada, capaz de desequilibrar. Espero que tenha todo o sucesso», deseja.