Sporting estreia-se a vencer e com goleada de mão cheia

Liga Revelação Sporting estreia-se a vencer e com goleada de mão cheia

NACIONAL22.08.202319:09

A terceira ronda da Série B da Liga Revelação colocava a Sporting e Santa Clara uma nova possibilidade de obter a primeira vitória na prova e os verde e brancos não desaproveitaram o fator casa numa tarde de muito calor - os termómetros chegaram a bater os 36 graus no decorrer da segunda parte - goleando o oponente dos Açores por cinco golos sem resposta.

Foi com o objetivo de alcançar o primeiro triunfo que os leões entraram com uma melhor dinâmica ofensiva e liderados pelos seus irreverentes extremos Geovany Quenda (apenas 16 anos!) e Ewandro Santos, tendo cabido a esta dupla a primeira situação de flagrante perigo de todo o encontro, quando o guardião Rodolfo Cardoso negou, com duas defesas consecutivas, os intentos de Quenda, à primeira, e Ewandro, à segunda.

Ewandro mostrava-se particularmente perigoso e voltou a testar a atenção de Rodolfo com um remate de ângulo apertado aos 19 minutos e o guarda-redes ia segurando o nulo para os insulares, que se mostravam inócuos até que sobre os 45 minutos até conseguiram depositar a bola nas redes sportinguistas, mas Gabriel Morais derrubou o defensor Emanuel Fernandes antes de atirar certeiro e o lance foi invalidado.


Muito perto do intervalo, a finalização que haveria mesmo de contar pertenceu ao Sporting, que abriu o marcador aos 45+2 minutos através de um lance em que José Silva fez a bola circular de ala a ala, desde a direita até à esquerda, para Ewandro Santos receber e atirar forte e cruzado para uma vantagem que já se justificava e que os leões trataram de aumentar nos minutos iniciais do segundo tempo.

Foi preciso aguardar apenas oito minutos após o intervalo para que o Sporting chegasse ao 2-0 numa jogada bem trabalhada que resultou numa chegada à linha de fundo de Tiago Parente sobre o lado esquerdo, seguida de cruzamento para a cabeçada certeira de Geovany Quenda, solto de marcação na pequena área. A diferença entre as duas equipas estava, por isso, bem estabelecida e o terceiro golo não tardou e através de uma grande penalidade convertida, sem mácula, por Francisco Canário após uma recuperação, seguida de penetração na área açoriana por Guilherme Santos aos 59'. Não satisfeito, Canário ainda alcançou o bis aos 76 minutos, novamente na cobrança de um penálti sofrido pelo próprio ponta-de-lança verde e branco.

O Sporting passou a somar cinco pontos e ascendeu, desta forma, ao segundo posto da tabela, ainda que de forma provisória, pois tem a sua posição dependente do desfecho do encontro entre Estrela da Amadora e Farense, que ainda se disputa. Já o Santa Clara continua sem vencer na sua época de estreia na Liga Revelação, partilhando o último posto com o Portimonense com apenas um ponto somado.