Iván Jaime volta à mesa das negociações

FC Porto Iván Jaime volta à mesa das negociações

NACIONAL22.08.202300:42

Com o mercado a acelerar para o fecho, o FC Porto reativou a pista Iván Jaime, médio espanhol do Famalicão que desde maio está reservado pelos dragões.

Pepê é solução imediata para substituir Otávio, transferido para o Al Nassr, mas o meio-campo precisa de outra unidade criativa e o perfil de Iván Jaime encaixa nas necessidades, embora tenha ainda de ser trabalhado em alguns aspetos do jogo, um dos quais a reação defensiva à perda da bola. Mas isso são questões de outra natureza, a limar no treino.

O que importa reter é que o espanhol vai mesmo sair de Famalicão e a via FC Porto volta a abrir-se em força, com acenos de um contrato válido por cinco temporadas, mas ainda questões negociais por acertar com os famalicenses.

Iván Jaime surgiu sorridente na pré-temporada do Famalicão, mas depressa esse sorriso se desvaneceu quando soube que a SAD tinha intenções de negociar o seu passe por valores a rondar os 10/12 milhões de euros. Muito mais do que os 5/6 milhões de euros projetados antes do jogador acabar a época como o melhor jovem futebolista da Liga, votado por capitães e treinadores das 18 equipas do campeonato.

Para baixar estas exigências, o FC Porto propõe que o Famalicão fique com uma parte dos direitos económicos, abrindo-se a possibilidade de também receber jogadores dos quadros azuis e brancos. Um dos nomes que parece agradar ao Famalicão é Abraham Marcus, avançado de 23 anos, mas André Franco também está bem cotado.

O Málaga é parte interessada, já que tem 25 por cento do passe. Não se efetivando a mudança para o FC Porto, não está descartada a hipótese de Iván Jaime rumar ao Valência para ter montra na La Liga. O clube ché não tem disponibilidade financeira para comprar o médio e já fez um avanço para um empréstimo simples, propondo pagar apenas os ordenados do futebolista. O Valência acredita que no limite do fecho do mercado pode explorar a incerteza em relação ao futuro do jogador.


Mas Iván Jaime quer jogar na Liga dos Campeões e no FC Porto e vai esperar pelo avanço dos azuis e brancos. É o que tem feito desde que a época abriu: com medo de contrair lesão que no passado lhe retirou o sonho de dar o salto, o médio não tem sido chamado por João Pedro Sousa. O treinador remeteu o assunto para a SAD e a esta, por sua vez, entende que até o mercado fechar não é má ideia proteger um ativo tão valioso.

As exibições do médio nas duas meias-finais da Taça de Portugal - em especial a que disputou no Estádio do Dragão, na qual apontou um golo de belo efeito a Cláudio Ramos, dissipou qualquer dúvida relativamente ao seu enorme potencial. Um diamante em bruto para Sérgio Conceição lapidar e cujo talento pode levá-lo a voos mais altos.