Marítimo vence Nacional em dérbi 'quentinho' (veja os golos)

Liga 2 Marítimo vence Nacional em dérbi 'quentinho' (veja os golos)

NACIONAL12.08.202317:19

O Marítimo foi ao terreno do Nacional vencer por 2-1, numa partida referente à 1.ª jornada da Liga 2, realizada ao início da tarde deste sábado, no Estádio da Madeira, na Choupana.

O dérbi madeirense, que no segundo escalão do futebol português não se realizava desde a temporada 1984/1985 - curiosamente, nessa época o Marítimo também venceu na Choupana por 2-1 -, foi 'quentinho', uma vez que teve três golos, uma reviravolta e duas expulsões.

Entrou melhor o Nacional, e Jota, logo aos 3 minutos, deu o melhor seguimento a uma excelente jogada de Gustavo Silva, pelo flanco direito, rematando, à entrada da área, para o fundo das redes da baliza de Salin.

Pouco depois, aos 9', o árbitro da partida assinalou penálti a favor da equipa orientada por Tiago Margarido (por suposta falta de Salin sobre Gustavo Silva), mas, depois de alertado pelo VAR e de ter ido visionar as imagens, José Bessa (AF Porto), reverteu a decisão e o jogo prosseguiu.

O empate para o Marítimo surgiu aos 26 minutos: cruzamento da direita de Igor Julião e Lucas Silva, de cabeça, no centro da área, bateu Lucas França.

Ainda antes do intervalo, o conjunto visitado podia ter voltado à vantagem, mas desperdiçou três boas situações. As duas primeiras surgiram na mesma jogada, aos 30 minutos, com André Sousa, primeiro, e Carlos Daniel, depois, a rematarem ao poste e à barra, respetivamente. Já em período de compensação, e na sequência de uma pressão alta muito bem efetuada pelo Nacional, Gustavo Silva também ficou perto do golo.

Não marcou o Nacional... voltou a marcar o Marítimo. Logo após o reatamento, mais precisamente aos 47 minutos, Bruno Xadas bateu um livre da direita e Matheus Costa, ao segundo poste, cabeceou para a reviravolta. Os jogadores do Nacional ainda ficaram a pedir falta do defesa-central maritimista, mas a verdade é que o lance foi validado também pelo VAR e, com isso, o Marítimo ficou mesmo na frente do marcador.

Vantagem que, de resto, os comandados de Manuel Tulipa não mais desperdiçaram. E que ficou ainda mais confortável quando o Nacional ficou reduzido a 10 elementos, por expulsão de André Sousa, aos 55 minutos, por acumulação de amarelos. 

O dérbi não terminaria sem que o árbitro da partida tivesse de voltar a puxar do cartão vermelho, tendo sido João Aurélio, por protestos, o contemplado (90+1).

O Marítimo soma, assim, os primeiros três pontos da temporada, e chega à liderança da Liga 2 - Paços de Ferreira e UD Leiria, que se defrontaram na manhã deste sábado, não saíram do nulo.

Na próxima jornada, o Marítimo recebe o Aves SAD (sexta-feira, às 18 horas), ao passo que o Nacional vai deslocar-se ao terreno do Torreense (dia 21, às 18.45 horas).

Veja os golos: