Rui Jorge: «Nós temos de provar que queremos estar em fases finais»
Rui Jorge espera um duelo equilibrado diante a Croácia. Foto: FPF

Rui Jorge: «Nós temos de provar que queremos estar em fases finais»

SELEÇÃO25.03.202416:58

Selecionador Nacional sub-21 perspetiva encontro equilibrado diante de uma equipa que se 'encontra em fases finais' e confirmou titularidade do regressado Samuel Soares; Paulo Bernardo destacou 'crescimento' na qualidade de jogo do grupo de trabalho

A Seleção Nacional sub-21 realizou esta segunda-feira a última sessão de trabalhos tendo em vista o duelo diante da Croácia, a contar para a qualificação para o Euro da categoria, que se realiza em 2025.

O selecionador nacional, Rui Jorge, fez a antevisão da partida e perspetivou um difícil duelo frente a uma seleção com nível, mais do que o suficiente, para marcar presença na fase final do Europeu. «A Croácia é uma boa equipa, e contra as boas equipas esperemos fazer bons jogos, acima de tudo competir a bom nível. É uma seleção dentro daquelas que se encontram em fases finais. Nós temos de provar que queremos estar em fases finais, e este será um bom jogo para isso», começou por dizer o técnico, antes de fazer uma análise sobre o estilo de jogo dos croatas.

«São duas equipas com excelentes executantes, com jogadores de grande qualidade técnica, portanto, espero um jogo equilibrado. Costumamos estar tranquilos do ponto de vista defensivo, contudo, amanhã não será o caso, porque equipas como a Croácia não o permitem. Defensivamente temos de ter muito cuidado, até porque acredito que ofensivamente eles são mais fortes do que a defender», considerou.

De regresso aos trabalhos dos sub-21 está Samuel Soares, depois de um período a treinar com a Seleção A , e o próprio Rui Jorge confirmou que o guardião do Benfica será titular esta terça-feira: «O Samuel está connosco já desde a geração passada e é um guarda-redes em quem acreditamos e sabemos da qualidade. O Samuel foi à Seleção Nacional, que é o desejo de todos os jogadores que estão aqui: é atingir ou poder partilhar balneário com aqueles jogadores, com aquele treinador. E o Samuel foi e vem com certeza muito motivado. Irá jogar amanhã. Já falei com o João Carvalho, também, e esperamos dele o que sempre nos deu.»

Portugal é, de momento, líder à condição do grupo G, com mais dois pontos e mais um jogo do que o seu próximo adversário. Todavia, Rui Jorge desvaloriza o peso que a tabela classificativa pode ter neste momento da qualificação. «Sei que nós, nesta altura, perdemos três pontos e a Croácia só dois. Vamos ter de jogar bem e ser uma equipa sólida para poder vencer um adversário forte. É sempre importante vencer, estaremos mais próximos do nosso objetivo final que é passar à fase seguinte, mas, para isso, independentemente da posição que estamos a ocupar, o que temos de fazer esta terça-feira é importante», realçou.

Paulo Bernardo é o capitão dos Sub-21 para estes dois jogos de qualificação. Foto:FPF

Quem também marcou presença na antevisão do encontro foi o médio Paulo Bernardo, que mostrou não ter dúvidas da importância deste jogo. «Entramos em cada jogo para o vencer. Somos Portugal e é mais um jogo para nós ganharmos», destacou o jogador do Celtic, enfatizando o facto da equipa das quinas ainda não ter demonstrado todo o seu potencial: «Tem sido um estágio positivo para nós. Temos vindo a crescer enquanto equipa desde o primeiro jogo até agora. Sabemos que ainda podemos jogar um bocadinho melhor e estar num melhor nível, sabemos que temos capacidade para isso, e agora vamos ter um bom teste frente à Croácia, que, na minha opinião, acho que é, a par de nós, a melhor equipa do grupo. Portanto, temos de melhorar e mostrar isso já no próximo jogo.»

O jogo contra a Croácia está agendado para esta terça-feira, às 17h30, no Estádio São Luís, em Faro.

Também lhe poderá interessar: A lista de convocados