)
Varandas de mãos atadas com Gyokeres
Estalou o verniz no Sporting. Gyokeres e os seus representantes estão enfurecidos com Frederico Varandas, por alegadamente o presidente dos leões ter subido as exigências inicialmente combinadas para a saída do sueco este verão. Vão seguir-se reuniões de urgência, conversas, ultimatos, mas na verdade com o presidente do Sporting de mãos atadas.
Se, como foi noticiado até à exaustão e nunca desmentido, Varandas assumiu que aceitaria a venda de Gyokeres, no próximo mercado, por 60 milhões de euros mais 10 de bónus, como contrapartida para não vender o ponta de lança em janeiro e poder lutar pelo bicampeonato, há pouco a ganhar em voltar atrás.
Hostilizar a grande figura da equipa, forçar Gyokeres a ficar contrariado, seria a pior coisa que poderia acontecer ao Sporting. Mais: parece claro, da parte do avançado e dos seus representantes, que estarão dispostos a incendiar o que for preciso se Gyokeres tiver de ficar em Alvalade. Os danos reputacionais para os leões teriam um preço bem maior que os 10 ou 20 milhões de euros adicionais que poderiam encaixar, caso se confirme que as novas exigências para transferir o jogador são de 80 milhões de euros.
Pior: tenho sérias dúvidas de que haja alguém disposto a chegar aos 80 milhões de euros por Gyokeres, mesmo que não se soubesse do tal compromisso dos leões para venderem abaixo desse preço. Sim, o sueco foi uma das grandes figuras do futebol europeu esta temporada. Mas Gyokeres tem 27 anos, mau jogo de cabeça apesar da altura e características que fazem alguns clubes suspeitar que lhe falta versatilidade, e que só terá rendimento de exceção jogando de forma similar ao que faz no Sporting.
Veja-se, aliás, o panorama de alegados interessados. Fala-se no Arsenal, que precisa realmente de um ponta de lança, mas os londrinos parecem bem mais inclinados para Sesko; fala-se no Atlético de Madrid, e provavelmente até encaixaria bem nos colchoneros, mas o clube espanhol só poderá contratar se vender; fala-se na Juventus, mas entre o desejo de continuidade de Kolo Muani e as dúvidas em torno de Vlahovic não fará sentido investir tanto num ponta de lança; e seguramente que Ruben Amorim adoraria ter Gyokeres no Manchester United, mas precisa de reforçar tantas posições que não será fácil chegar aos 80 milhões só por um jogador, e de 27 anos. Por 60+10, talvez... Por mais, sabendo o que pode acontecer se o Sporting recusar aquilo que prometera ao jogador? Acho quase impossível.