Thinking Football Summit

OPINIÃO13.11.202205:30

O que tornará o evento em algo especial será a forma como se relacionará com as pessoas

E NCONTRAMO-NOS a poucos dias do Thinking Football Summit 2022, a primeira edição de um evento internacional dedicado exclusivamente ao Futebol enquanto indústria, algo nunca organizado em Portugal com esta dimensão no que a certames sobre Futebol diz respeito. Serão três dias preenchidos e a lista de oradores nacionais e internacionais e de painéis confirmados promete visões e contributos inovadores para a nossa realidade, com os quais poderemos aprender bastante e definir estratégias para o futuro.
Como fenómeno global, o Futebol não pode ficar de fora de uma discussão desta magnitude. Falamos de uma das principais indústrias nacionais - que outros setores conseguem chegar a um 6.º lugar no ranking europeu? - e esta aposta ambiciosa da Liga Portugal e dos nossos Parceiros é natural. A presença das mais importantes ligas europeias e da América do Sul, além de representação governamental e doutras entidades, Clubes, Jogadores, Treinadores, Árbitros, Empresas, Patrocinadores ou Universidades, conferem ao Thinking Football Summit um caráter de agregação a uma escala global sem paralelo e reforçam o papel do Futebol Português enquanto indústria económica e dinâmica.
Quem se deslocar à Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, no próximo fim de semana, tem assegurado reflexões em matérias tão variadas como Centralização dos Direitos Audiovisuais; Leis do Jogo; Calendarização e Modelos Competitivos; Justiça Desportiva; Governação, Ética e Transparência; Comunicação e Digitalização; e-Sports; Futebol Feminino; Tempo Útil de Jogo; Internacionalização da Marca e exportação de Talento; e o reforço do Futebol como atividade económica. Uma página de jornal é curta para resumir tanto conhecimento.
Mas o que tornará o Thinking Football Summit em algo especial será a forma como se relacionará com as pessoas. Um certame deste género não se pode limitar a discussão entre palcos, ambiciona ser muito mais do que isso. Este evento é feito por Adeptos e para Adeptos e um dos nossos principais objetivos é o de captar a atenção dos fãs. O recinto terá várias animações e atividades pensadas para os Adeptos - onde não faltará um míni estádio - e estes terão interatividade assegurada com os ídolos. Além disso estarão abertas candidaturas, junto dos Clubes, numa bolsa de emprego, com oportunidades à espera de quem quer integrar esta indústria.
O Futebol está em rápida evolução, tudo acontece demasiado rápido, mas não pode perder a capacidade de se ligar às pessoas. O adepto e a satisfação deste é a base da indústria. E, num mundo com demasiada oferta lúdica e milhares de solicitações à beira de um clique, manter o interesse do adepto é o principal foco. Não existe sentimento mais puro do que aquele que é passado de pai para filho, endossando uma ligação, uma paixão. É o adepto quem sofre com a equipa e alimenta esta indústria. Quem assina subscrições para acompanhar os jogos, em plataformas formatadas para todos os conteúdos e níveis de interesse; quem contribui com quotas do seu clube ou que compra um lugar de época; quem investe em produtos oficiais para obter uma experiência aproximada do jogo; quem acompanha jornais e sites desportivos e alimenta este setor; ou quem passa horas, numa consola, a simular um jogo.
Entender o papel dos Adeptos é o primeiro e o mais importante passo para a sustentabilidade da indústria, e esta tem de saber acompanhar os tempos e dar às pessoas o que desejam consumir. Por isso defendemos que toda a discussão sobre Futebol tem de, obrigatoriamente, incluir o público-alvo da indústria. Nenhuma evolução se consegue sem as famílias. O Thinking Football Summit dará, para este fim, um contributo decisivo! Já lhe disse que faltam poucos dias?
*Diretor Executivo da Liga Portugal