Sim, não, nim?

OPINIÃO28.02.201903:00

MARAVILHA! Ambos em pleno para o duelo crucial! FC Porto parece recuperado da súbita crise minhota (consecutivos empates, em Guimarães e em Moreira de Cónegos) que lhe retirou folgada liderança. Benfica fulgurantemente renascido com Bruno Lage ao leme: 8 jornadas, 8 vitórias, 33 golos marcados, média de 4 por jogo! - inflacionada pelo histórico 10-0, mas atenção: só em Guimarães o Benfica se limitou a 1 golo.  


Ambos em muito boa forma (Danilo, Brahimi e Marega já poderão jogar; Aboubakar, de um lado, Jardel, Fejsa e Salvio, do outro, é que prosseguem em longa baixa clínica…; ausência de Jardel coloca o menino Ferro em tremendo teste no Dragão!) e, quanto a auge de motivação, estamos conversados: os únicos campeões portugueses nos últimos 17 anos voltam a decidir entre si o magno assunto, tamanha a distância que já marcaram para concorrência meramente suposta.


Jogo do título? Creio que categórico SIM, se o FC Porto vencer: substanciais 4 pontos à frente - valendo por 5, em caso de triunfo não tangencial. Óbvio NÃO, se empatarem: que sprint, ao manter-se mínima diferença! NIM, quiçá a roçar sim, com triunfo do Benfica: novo líder, 2 pontos a separá-los - 3 para eventual desempate -, enorme efeito psicológico, chama benfiquista ultra acesa e a portista minguando; outra teórica vantagem do Benfica no número de deslocações a fazer (4, face a 5 do FC Porto); mas… tendo o Benfica de ir a casa do Moreirense - recente rasteira ao líder, grande surpresa no 5.º lugar e bem mais próximo de Sporting e SC Braga do que estes estão do topo… - e a Braga... onde o FC Porto também irá. Ok, FC Porto-Sporting na derradeira jornada; mas quase não há memória, em Portugal, de equipa perder o título no último dia e em sua casa.


Dragão faz balança de favoritismo pender para visitado. E outro potencial trunfo (psicológico) o FC Porto possui: há pouco mais de um mês, venceu (3-1) na meia-final da Taça da Liga, em território neutro (Braga). Porém, o novo Benfica by Bruno Lage estava apenas na sua 2.ª semana - e logo deu sinais de vitalidade para discutir no campo todo (3.º golo portista em contra-ataque - excelente - quase no final).


TÁTICAS


Sérgio Conceição muito facilmente pode escolher 4x3x3 ou 4x4x2. Versatilidade de Marega, extremo-direito ou 2.º ponta de lança, e de Otávio, médio central ou ala-direito (se mantiver titularidade no regresso de Danilo… - nada fácil retirar Óliver, em grande forma!), permitem alteração tática em pleno jogo e sem queimar substituição… - amiúde assim tem sido. Na defesa, grande dúvida: direita entregue a Militão (regresso aonde é menos brilhante) ou ao recente bom reforço, Manafá? No centro, Felipe, intocável, e Pepe já em forma para taco a taco com Militão… Sérgio Conceição poderá inovar - 3 centrais, tão poderosos!, face aos 2 pontas de lança do Benfica -, mas, num duelo crucial, isso significaria forte mudança nos sistemas enraizados…


Bruno Lage, perante a força do meio-campo portista na zona central, poderá ter tentação de transformar o seu dito 4x4x2 (já escrevi ser falso…) em puro 4x3x3; senão: ceder nas suas convicções. Para este duríssimo confronto, vejo grande problema no atual esquema benfiquista: chama-se… Alex Telles. Porque Pizzi sempre salta da ala para pautar ataque e ritmos como 3.º médio central, quem trava as sistemáticas cavalgadas do precioso defesa esquerdo portista? (André Almeida já muito trabalho terá para suster a classe de Brahimi). João Félix a fletir para a direita, preocupando Alex Telles? Ou Gedson titular nessa ala do meio-campo? Difícil, pois, na esquerda, não haveria Rafa ou Cervi… Aliás, outro dilema para Lage: optar entre Rafa (velocidade mais atacante) e Cervi (mais capacidade defensiva na linha média).
Entrechoque de táticas num tão esperado jogão!


Mais jogos: Benfica


Keizer, vergado pelo penúltimo de Espanha, soltou: mais tempo para preparar competições nacionais. Onde os seus objetivos se resumem a isto: chegar, na Liga, ao 3.º lugar…; e, única grande importância: 2.ª mão com Benfica na Taça de Portugal.


Sérgio Conceição também já aflorou excesso de jogos… No todo da época, até agora, mais jogos oficiais para… Benfica: 44. Sporting soma 42. FC Porto, 41. Apenas em janeiro/fevereiro, Sporting leva a palma: 16. FC Porto e Benfica iguaizinhos: 14. Mais/menos 1 ou 2 jogos, num específico período ou, sobretudo, na temporada já percorrida, não é diferença para queixas.