Sempre Presidente
A morte do Presidente Jorge Sampaio determina que, neste jornal, lhe deixemos duas palavras: uma de agradecimento e outra de reconhecimento
O Benfica teve um sábado gordo. Ganhou claramente nos Açores e viu Sporting e FC Porto empatarem em Alvalade. À quinta jornada tem quatro pontos de vantagem em relação aos seus mais diretos adversários. Em Ponta Delgada, depois de uma primeira parte bem interessante do Santa Clara, o Benfica goleou, dominando. Rafa marcou um grande golo e Everton e Grimaldo foram determinantes. Em Alvalade , num jogo com momentos bem quentes , houve um ponto para cada equipa... o que beneficiou o Benfica! E permitam um aplauso intenso à equipa feminina do Benfica que conquistou, com muito mérito, o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Grande notícia para o futebol feminino português!
Ontem jogaram os quatro clubes que representam Portugal nas competições europeias e que são a nossa grande esperança para a conquista do quinto lugar no ranking da UEFA , lugar que permitirá o acesso direto de três clubes à Liga dos Campeões na próxima época desportiva . Cujo hino, com a sua magia de milhões, se voltará a escutar a partir da próxima terça-feira e com o Benfica, de Rui Costa e Jorge Jesus, a iniciar a sua nova presença europeia num jogo em que a vitória seria um estímulo bem revigorante. Para a equipa, para a estrutura e, obviamente, para a consolidação estratégica do candidato Rui Costa! Com efeito, tendo em conta os outros, e terríveis, adversários do seu grupo, o Benfica tudo fará para entrar, em Kiev, com um vitória. Serão três pontos e quase três milhões de euros. E sabendo que os próximos dois jogos serão na Luz… e contra Bayern Munique e Barcelona. Equipas de muitos milhões, mesmo que Messi... esteja agora em Paris e no PSG. Mas na quarta-feira também teremos o regresso do hino mágico a Alvalade, a presença relevante de Rúben Amorim e a alegria, merecida, de Frederico Varandas. E, ao mesmo tempo, em Madrid, e num estádio bem atrativo - como já é o, se bem que ainda em renovação, Santiago Bernabéu, que volta a ter público! - o Futebol Clube do Porto de Sérgio Conceição e Pinto da Costa tudo fará para enfrentar, com tenacidade e sagacidade, um forte Atlético Madrid. Aí está mais uma edição da Liga dos Campeões. A prova rainha da UEFA e que tanto perturba, quase que angustia, algumas mentalidades da FIFA. E percebendo nós que a clivagem entre as ideias da FIFA e a ideia da UEFA se vai acentuar nos próximos meses. Em que as ideias da Superliga europeia foram, porventura, o primeiro episódio! Agora são… as sanções aos jogadores que jogam na Europa e recusaram aceitar as convocatórias para as suas seleções nacionais. E, a seguir, o Mundial de dois… em dois anos!!! Será caso para nos prepararmos para as cenas dos próximos capítulos!!!!
Amanhã, em Kaunas, bonita cidade da Lituânia - um país que vale a pena conhecer! - Portugal inicia, frente à Tailândia, a sua participação no Mundial de Futsal. Tem todas as condições, acredito eu, para liderar o Grupo C, onde encontraremos, igualmente, as seleções das Ilhas Salomão e de Marrocos. Será uma semana em que a criatividade e a experiência de Ricardinho - seis vezes o melhor jogador do Mundo! - se combinará com a juventude e a vontade de vencer de Erik, Pauleta, Afonso Jesus, Tomás Paçó e Zicky Té, o pivot puro que se projetou no Sporting. O selecionador nacional, Jorge Braz, assume, e bem, que a conquista de um lugar no pódio é o objetivo. Ele que com 152 jogos é já uma referência no futsal nacional, acompanhando, de perto, os 173 jogos de Ricardinho e, neles, os seus 139 golos. Alguns deles de uma fantasia de encantar e outros de um singular faro de golo. E nesta equipa, para além de três clubes estrangeiros - Barcelona, Nápoles e o francês ACCS onde joga Ricardinho -, estão representados, nos dezasseis, quatro clubes nacionais: sete jogadores do Sporting, três do Braga , dois do Benfica e um dos Leões Porto Salvo, o guarda-redes Bebé. E, assim, os campeões da Europa de futsal iniciam, amanhã, o sonho, bem legítimo, da conquista do Mundial de futsal. De Ljubljana, sede do Europeu, a Kaunas são apenas três anos! Força!
«Solidariedade e generosidade. Honestidade e igualdade. Responsabilidade e sensibilidade. Sabedoria e tolerância»
Tinha pensado falar hoje de uma tertúlia de Amigos - a Pandilha! -, da Tasca do Manel em Sintra, do regresso mágico de Cristiano Ronaldo a Manchester e ao onze titular. Até do intercâmbio entre a arbitragem portuguesa e francesa, o que é uma novidade sujeita a avaliação e, se for o caso, sentido crítico. Também do 11 de Setembro, vivido e recordado há poucos anos numa visita ao novo World Trade Center. Ainda, e por justiça, do renovado Porto de Santa Maria, ali no Guincho. E, por excelência, dos 99 anos de uma viva vivida, e intelectualmente dedicada e partilhada, do Senhor Professor Adriano Moreira. Mas a morte do Presidente Jorge Sampaio determina que, neste jornal, lhe deixemos duas palavras: uma de agradecimento e outra de reconhecimento. Não ficámos apenas muito tristes com a sua morte. Ficámos impressionados, nestas horas do velório, pelo reconhecimento da sua dedicação à causa pública, a sua imensa generosidade, a sua contínua e solidária disponibilidade ao outro sem apoio, aos outros em dificuldade, quando não em desespero. Solidariedade e generosidade. Liberdade e disponibilidade. Honestidade e igualdade. Responsabilidade e sensibilidade. Sabedoria e tolerância. No tempo em que fui Presidente da Câmara de Sintra propus que o Auditório principal do Centro Cultural Olga Cadaval se chamasse Auditório Jorge Sampaio. Ele que sentia a música como poucos. Ele que abraçava Sintra, e a sua humanidade única. Ele que visitava Sintra, com as suas recordações de infância, e no Apeadeiro assumia que a vida é variedade e reciprocidade. E sabendo, com Miguel Torga, que «a vida afetiva é a única que vale a pena»! Bem haja Presidente Jorge Sampaio. Adaptando a sua frase, desde há muito imortalizada: Jorge Sampaio, Sempre Presidente!