‘Quarentena’!

OPINIÃO15.08.202004:00

Não vou falar da quarentena a que estive sujeito como muitos portugueses estiveram, mas sim do período de quarenta anos durante o qual, para além da minha atividade profissional, me dediquei ao desporto como dirigente, jurista e comunicador ou comentador. É hora de balanço!


Sou sócio do Sporting Clube de Portugal desde 27/2/1963, tendo actualmente o nº 1329 - Emblema de Ouro e membro do Grupo dos Cinquentenários. Foi em 1980 que iniciei a colaboração com o clube como membro do Gabinete Jurídico, por convite do meu querido e saudoso amigo e Colega, Jorge Fagundes. Mas foi em 11 de Agosto de 1980 que tomei posse do cargo de Vice-presidente para o Secretariado Geral, a convite do Presidente João Rocha, iniciando assim um percurso que não estava nos meus horizontes. Fez na terça feira passada anos que a minha vida se mudou e isso devo-o a João Rocha, a quem estarei sempre grato.


Para o mandato de 1984-1986, fui eleito Vice-presidente da Direcção, presidida por João Rocha, mas com o pelouro das relações exteriores, adquirindo larga experiência da vida associativa, federativa e, sobretudo, um grande relacionamento com todos os Presidentes dos principais clubes que criaram o chamado Movimento dos Presidentes que mais tarde daria origem à Associação Nacional de Clubes e à Confederação Portuguesa de Clubes de Futebol e que, mais tarde ainda, se viriam a fundir na actual Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Participei activamente em todas as iniciativas então tomadas: policiamento, totobola, bingo, televisão, fisco etc. Para o mandato de 1986-1988 fui de novo eleito Vice-presidente da Direcção, agora sob a presidência do Dr. Amado de Freitas, tendo ficado de novo com o pelouro das relações exteriores, mas assumindo na parte final do mandato a chefia do Departamento de Futebol.


De 1980 a 1988 fui membro do Conselho Leonino, por inerência; em 1996 participei activamente na reforma dos estatutos do Sporting Clube de Portugal, tendo, após a sua aprovação, sido eleito membro do Conselho Leonino, onde permaneci até que me demiti, em Outubro de 2005; de 2009 a 2013, voltei a ser membro, por inerência.


Fui Presidente da Mesa da Assembleia Geral entre Junho de 2009 e Março de 2011.


Fui membro do Conselho de Administração da Sociedade Gestora de Participações Sociais (SGPS) do SCP e assessor do Presidente do Conselho de Administração da SAD, Dr. José Roquette até Outubro de 1999.


No final do ano de 1989 foi admitido como membro do Grupo Stromp, tendo sido, no biénio de 1991-1992, designado pelos fundadores, então ainda vivos, como Presidente da Comissão Directiva do grupo.


Sou associado e fundador dos Leões de Portugal, Associação de Solidariedade Sportinguista IPSS, tendo sido membro do seu Conselho Social, e patrono de duas bolsas para o ensino superior.
Durante estes anos fui sempre muito acarinhado pelos Núcleos, que conheço em grande número, tendo alguns deles a generosidade de me homenagearem: o Núcleo da Área de Boston, com sede em Summerville, Massachusetts «pelos inúmeros serviços prestados e pelo grande apoio dado ao Sporting Clube de Portugal e pela sua honrosa presença no 5.º aniversário do Núcleo Sportinguista da Nova Inglaterra»; o Núcleo de Sanfins do Douro por ocasião do 1.º aniversário; o Núcleo de Frauenfeld (Suiça), por ocasião do 2.º aniversário deste; o Núcleo de Torres Vedras com a atribuição do Prémio Agostinho; o Núcleo de Soure por ocasião do 6.º aniversário deste; os sportinguistas da região de Leiria com a atribuição do prémio Rugidos do Leão; o Núcleo de Tires com a atribuição de Prémio Jesus Correia - Dedicação; o Núcleo da Pedrulha, «pelo seu empenho e dedicação à causa leonina»; o Núcleo de Sportinguistas do Vale de S. Joaquim, na Califórnia; o Núcleo de Estarreja.


Fora do Sporting, de 1982 a 1984, fui Presidente da Direcção do Mem-Martins Sport Clube e durante vários anos e mandatos Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Fui membro da Comissão Organizadora do Congresso da Federação Portuguesa de Futebol, realizado em Tróia entre 9 e 12 de Junho de 1988; no início dos anos 90, Presidente-adjunto da Associação de Futebol de Lisboa e, já neste século, Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Não Profissional.


Fui Presidente do Conselho Jurisdicional da Federação Portuguesa de Basquetebol (1982-1984); integrei a Comissão Consultiva do 6.º Campeonato Mundial de Juniores Masculinos de Basquetebol; fui Presidente do Comité de Auditoria da Liga de Clubes de Basquetebol.


Em 1986 fui indicado por unanimidade de todos os clubes componentes da Associação Nacional dos Clubes de Futebol seu representante no Grupo de Trabalho para o Desporto Profissional criado por Sua Excelência o Ministro da Educação e Cultura, Prof. João de Deus Pinheiro, para elaboração do projecto de Lei de Bases do Sistema Desportivo; fui Conselheiro do Conselho Nacional do Desporto, durante dois mandatos; em Fevereiro de 2012, aceitando o convite do Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude, fui designado Embaixador para a Ética no Desporto.
Fui membro da Associação Espanhola de Direito Desportivo; sou sócio fundador (n.º1) da Associação Portuguesa de Direito Desportivo; leccionei no 1º Curso Pós-Graduação de Direito Desportivo da Universidade Lusíada e, no ano lectivo de 1999/2000, a disciplina de Legislação e Direito Desportivo num curso para dirigentes desportivos organizado pela Universidade Autónoma. Sou Mestre em Direito Desportivo pela Universidade de Lérida (Espanha) .


Participei, no âmbito do desporto e do direito desportivo em diversos congressos, colóquios e conferências, em Portugal e Espanha, que, por falta de espaço, não vou aqui descrever.
Fui colunista dos jornais Sporting e Record em diversos períodos de tempo e comentador residente no programas de televisão da RTP Jogo Falado (o primeiro do género em Portugal) e de O Dia Seguinte da SIC Noticias, durante quase 10 anos.


Construí ao longo destes anos algum currículo. E sem cadastro, o que algumas vezes me prejudica. Actualmente, a minha atividade resume-se a ser colunista deste jornal, juiz do Tribunal Arbitral do Desporto e Presidente do Special Olympics (Portugal) - movimento desportivo para as pessoas com deficiência intelectual. Era tempo de me dedicar a estas, farto que estou de intelectuais cheios de deficiências!

Sporting Clube de Luanda

Fundado em 15 de Agosto de 1920, faz hoje 100 anos esta Filial n.º3 do SCP. Ao seu Presidente Jorge Oliveira mando daqui as mais calorosas saudações leoninas!