O fantasma da camisola 7

OPINIÃO27.09.202107:00

O pontapé de Bruno Fernandes saiu alto e quase foi parar a Liverpool. Acontece aos melhores. E BF é um dos melhores

SÃO 17,86 metros quadrados. O tamanho de uma sala de média dimensão. Porém, quando estamos em cima da linha com 7,32 metros de comprimento e temos de esticar as mãos para tocar na barra situada a 2,44 metros de altura, o retângulo transforma-se num latifúndio pré-25 de Abril. Ao invés, se estamos dois ou três metros atrás de um ponto colocado a 11 metros do meio da linha de 7,32 metros, a sala de média dimensão passa a ser um buraquinho de alfinete. É uma visão dicotómica do momento em que o atacante se prepara para marcar uma grande penalidade e o guarda-redes tenta defender o remate.
 

NADA mais angustiante. Para o avançado, claro, ao contrário do sugerido no romance de Peter Handke. Deve ter sido isso que sentiu Bruno Fernandes. Estávamos no minuto 90+3, o Manchester United perdia por 0-1 e ali estava a bola, descansadinha, a 11 metros do centro dos 17,86 metros quadrados. BF tinha ainda, um pouco ao lado, um fantasma com a camisola 7 nas costas. Porém, a taxa de sucesso do número 16 era de 93,2% (3 falhas em 44 tentativas) e a do fantasma era de 83,2% (28 falhas em 167). Parecia não haver dúvidas.
 

Àfrente de Bruno Fernandes, portanto, 17,86 metros quadrados e um homem de 1,93 metros: Emiliano Martínez, guarda-redes do Aston Villa. Conheciam-se bem, pois no primeiro dia de 2021 ambos tinham estado em situação igualzinha. Dessa vez, há exatos 8 meses e 24 dias, Bruno Fernandes fez golo, mas Martínez, esticando-se o máximo que pôde na direção do poste direito, quase defendeu o potente remate. Há dois dias havia múltiplas pressões sobre BF: minuto 90+3, red devils a perderem e o fantasma da camisola 7 ali ao lado. Não se sabe bem porquê, nem o próprio, decerto, saberá explicar, mas a bola saiu fortíssima do pé direito de BF e voou. Voou tanto que passou acima dos 2,44 metros e quase foi parar a Liverpool. Acontece aos melhores e Bruno Fernandes é um dos melhores.
 

NASCEU logo a dúvida: vai Bruno Fernandes continuar a marcar as grandes penalidades ou essa missão passará para o fantasma da camisola 7? Ole Gunnar Solskjaer foi claro no final do jogo: «O falhanço não vai afetar o Bruno, ele é forte mentalmente.» Aguardemos. Para já, vem aí o jogo com o Villarreal para a Champions quarta-feira, em Old Trafford. E quem é o melhor marcador de sempre na prova? O fantasma da camisola 7 com 135 golos. Será interessante ver quem marcará o próximo remate dos 11 metros.