Messi e Ronaldo

OPINIÃO15.12.202205:30

Cristiano Ronaldo teve um grande azar: o azar de o futebol ter Messi (e o Messi ser Messi...)

E U sei: Miguel Angel Lotina não é daqueles treinadores que marcam a história do futebol (como já a marcou Fernando Santos) mas é daqueles treinadores que marcam a história através de tiradas espirituosas, assim:
- Comparar Cristiano Ronaldo com Messi é um exercício de ignorância futebolística, Messi é Messi, os outros são futebolistas, fantásticos ou não...  
Não discordo, nunca discordei (nem sequer naquelas cinco vezes em que Ronaldo lhe levou a Bola de Ouro) porque é mesmo assim - e, para mim, Messi ainda mais (e melhor) do que aquilo que Johan Cruyff descobriu que ele é (e tem):
- É único no modo como dribla com a bola colada à ponta das chuteiras, fazendo lembrar o movimento das bailarinas que dançam na ponta dos pés entre as fileiras do corpo de baile.
É, o futebol que eu (romântico me confesso...) mais gosto é esse: o futebol do Messi que só vi de olho vivo no futebol de Maradona - e levou Jorge Valdano a escrever o que escreveu  em A BOLA num sábado feito de encanto (à Messi):
- No futebol chamamos génio àquele que não se ajusta a um padrão e transforma em normais coisas que parecem mágicas. Messi entrará com todo o direito entre os melhores jogadores da história do futebol. Jamais me ocorreria dizer que Messi é mais do que Di Stéfano, Pelé, Cruyff ou Maradona. Tão pouco que é menos…
Sim, apesar de tudo o que já disse aqui (através do génio maior dos outros...) uma coisa eu sei: Cristiano Ronaldo só não foi (mesmo naquelas vezes em que foi buscar aos pés de Messi cinco Bolas de Ouro) o Melhor do Mundo porque este Messi não é deste mundo como ainda se vai vendo pelo Catar - sem que, pelo Catar se tenha visto o que Cristiano Ronaldo se tornou (tendo o azar de ter Messi...): o Melhor Marcador de Golos da História do Futebol - e o Melhor Futebolista Europeu de Todos os Tempos (apesar do Cruyff que Valdano pôs, como pôs, naquela sua frase em que não pôs o Cristiano Ronaldo…)