A sondagem que esclarece
1 - Sempre tive para mim que os dois nomes mais fortes às eleições para a presidência do Sporting seriam os de Frederico Varandas e João Benedito. O universo leonino é um caldeirão de muitas sensibilidades mas ambos têm aquilo que mais se aproxima do que pretende o adepto de um clube: 1) carisma 2) conhecimento de causa. A sondagem que A BOLA hoje publica confirma aquilo que há muito se suspeitava: os sportinguistas continuam a preferir gente nova com ideias frescas; e que a entrada em cena de José Maria Ricciardi (num passado recente chegou a ser encarado como um Dom Sebastião) pouco ou nada mexeu.
Por muitas voltas que se queiram dar, a vantagem de Varandas e Benedito relativamente à concorrência é transportarem aquilo que em tempos Bruno de Carvalho representou - um corte com o passado. Não tenho muitas dúvidas de que o próximo presidente do Sporting continuará a ser um jovem (Varandas tem 38 anos, Benedito 39), mas com uma grande diferença relativamente a Bruno de Carvalho: ao contrário do primeiro presidente destituído em 112 anos de história do Sporting, todos conhecemos o passado de um e de outro. Isto vale alguma coisa.
2 - Há qualquer coisa de (muito) errado na política desportiva do Benfica. Luís Filipe Vieira acena com a bandeira da formação e aposta tudo na explosão de Gedson mas anda à procura de um médio que pode tirar o lugar ao promissor internacional sub-19 (e ainda tem Krovinovic); Mais: com a renovação de Jonas, é a estratégia de Rui Vitória que terá de ser revista. Ou alguém acredita que dois dos três avançados (pagos principescamente) vão estar no banco? Ora, estando o treinador quase que obrigado a voltar ao 4x4x2, adivinhe quem será o elo mais fraco? Contradições made in Seixal.