A indefinição

OPINIÃO16.12.202205:30

A ‘poção mágica’ falaciosa que FPF e Santos encontraram durou tempo de mais

«AFederação Portuguesa de Futebol e Fernando Santos concordaram em dar por terminado o percurso de grande sucesso iniciado em setembro de 2014». Qual o significado de concordaram neste comunicado? Acordo para revogar por mútuo consentimento o contrato de prestação de serviços celebrado com a Femacosa e o contrato de trabalho celebrado com o próprio Engenheiro? Algum deles denunciou, previamente e nos termos contratuais, o acordo dos serviços (FPF ou Femacosa) e o laboral (FPF ou Santos)? 

A FPF optou por, com ou sem justa causa, rescindir unilateralmente o contrato de serviços e despediu (para efeitos laborais) o selecionador? Ou, simplesmente, este despediu-se? Como se vê, o conceito de concordância tem muito que se lhe diga. Sobretudo quando persiste a falta de transparência e já ultrapassado o choque inicial a nível fiscal e contributivo (cuja decisão final chegará). Foi a própria FPF quem revelou que um dos principais motivos que a levou a celebrar uma panóplia de acordos com Santos fundou-se nas anteriores experiências com Queiroz e Paulo Bento, financeiramente ruinosas, salvaguardando-se que o futuro adeus definitivo ao milionário Santos ocorresse da forma mais indolor, rápida e económica possível. 

A poção mágica falaciosa encontrada e composta pela convivência entre uma prestação de serviços duvidosa e um contrato de trabalho pessoal durou tempo demais. Teve sucesso com dois títulos mas deveria ter sido cumprida a realidade: cargo nominativo com salários mais reduzidos e a disparar com prémios pelo desempenho. Talvez Santos não tivesse aceite. Se o custo para este ter arrumado a trouxa perfazer um prémio de Euromilhões, deve questionar-se para que serviu o planeamento fiscal agressivo, investigado e punido. O (já milionário) Mourinho é quem se segue? A tempo inteiro ou parcial? Gomes tem 1 ano e 6 meses para cumprir o 33.º compromisso proposto no eixo seleções/futebol internacional: ganhar outro título de futebol masculino.