A bela ‘lasius niger’

OPINIÃO31.05.202107:00

O melhor do Mundo até agora é um médio parisiense do Chelsea, nascido em março de 1991, campeão do Mundo e filho de malianos: NK

O futebol francês tem um grandíssimo candidato a melhor jogador do Mundo. Não é Benzema em quem penso. Nasceu em Paris e não é Mbappé. É simpático e não é Varane. É campeão do Mundo e não é Lloris. Nasceu em março de 1991 e não é Griezmann. Tem ascendência maliana e não é Sissoko. É médio e não é Pogba. Joga no Chelsea e não é Giroud. Se ainda não percebeu a quem me refiro, caro leitor, o seu forte não é o futebol francês.

PORÉM, se se interessa pelo futebol francês, não passou da primeira frase para chegar lá. O futebol francês tem um grandíssimo candidato a melhor jogador do Mundo em 2021? Sim: Kanté. Nasceu em Paris, é simpático, campeão do Mundo, nasceu a 29 de março de 1991, os pais são malianos, é médio e joga no Chelsea. Aliás, não joga no Chelsea. É uma espécie de formiguinha negra, talvez fruto de cruzamento de um humano com uma lasius niger: corre, corre, corre, corre, corre. Sempre na direção certa e sempre bem.

NÃO haverá muitos candidatos a melhores do Mundo. Os do costume: Lewandowski (48 golos em 40 jogos pelo Bayern), Messi (38 golos em 47 jogos pelo Barcelona) e Ronaldo (36 golos em 44 jogos pela Juventus). Outros em Espanha: Benzema (30 golos em 46 jogos pelo Real Madrid) e Suárez (21 golos em 38 jogos pelo campeão Atl.Madrid). Uns em França: Mbappé e Neymar. Outros em Inglaterra: De Bruyne, Rúben Dias, Bruno Fernandes e Kane.

H Á alguns fatores que determinarão a escolha de quem vota: golos, talento, troféus. Se formos pelos golos, os candidatos são os do costume: LM, CR, RL ou KB. Se formos pelo talento, teremos de escolher Mbappé, Neymar, De Bruyne. Se formos pelos troféus, teremos de olhar para Kanté (Chelsea; Liga dos Campeões), De Bruyne e Rúben Dias (Manchester City; Premier League), Lewandowski (Bayern; Bundesliga), Lukaku (Inter; Serie A) ou Yilmaz (Lille; Ligue 1).

O S nomes que avancei são apenas candidatos. Há depois os favoritos. Eis a minha short list feita a 30 de maio, antes, pois, do Euro-2020: Lewandowski, Benzema, Mbappé e Kanté. Entre meia dúzia de candidatos, como o óbvio campeão da Europa em título, há três favoritos no Euro: França, França e França (Mbappé… Griezmann… Benzema… Pogba… Lloris… Varane… Lloris… Rabiot… Kanté). Assim, o meu atual melhor do Mundo é Kanté. Daqui a mês e meio espero que o meu então melhor do Mundo seja um de 26: André, Anthony, Bernardo, Bruno, Cristiano, Danilo, Diogo, Gonçalo, João, José, Nélson, Nuno, Pedro, Kepler, Rafa, Raphael, Renato, Rúben, Rui, Sérgio ou William. Para já, porém, é a lasius niger.