Max Verstappen no Japão
Max Verstappen no Japão - Foto: IMAGO

Verstappen junta-se a clube de elite japonês com Schumacher e Vettel

Neerlandês 'manda' nem Suzuka desde 2022

O campeão mundial Max Verstappen tornou-se este sábado no terceiro piloto a conquistar quatro ou mais pole positions consecutivas no Grande Prémio do Japão de Fórmula 1. Desde 2022, ano em que o Japão regressou ao calendário da Fórmula 1, ninguém conseguiu superar Max nas qualificações em Suzuka.

Antes dele, este feito foi alcançado pelos alemães Michael Schumacher e Sebastian Vettel, com Schumacher a somar 5 poles consecutivas no Japão e Vettel, 4. Nesta contagem, não estão incluídas outras pole positions conquistadas que não fazem parte desta sequência.

Suzuka é um dos circuitos favoritos dos pilotos de Fórmula 1. O traçado japonês, rápido e técnico, realça os pontos fortes dos bons carros, bem como as fraquezas dos restantes.

As pole positions consecutivas de Schumacher e Vettel coincidem, em grande parte, com os anos em que dominaram a Fórmula 1. Schumacher conquistou cinco poles consecutivas em Suzuka entre 1998 e 2002, obtendo três vitórias consecutivas entre 2000 e 2002, depois de ter ficado em segundo em 1999 e abandonado em 1998, o que comprometeu as suas aspirações ao título mundial contra Mika Hakkinen.

As quatro pole positions consecutivas de Vettel em Suzuka coincidem quase na totalidade com os anos de domínio da Red Bull na Fórmula 1, entre 2009 e 2012. Em 2013, a pole position foi conquistada pelo outro piloto da Red Bull, Mark Webber.

A grelha de partida no Japão:

Sugestão de vídeo: