Enzo Barrenechea - Foto: Miguel Nunes
Enzo Barrenechea - Foto: Miguel Nunes

Uma dúvida argentina que tudo muda: o onze provável do Benfica

Provável ausência de Enzo Barrenechea para a receção ao Estoril abre uma oportunidade para uma troca direta, mudanças de posição e até aposta num sistema tático diferente

A lesão sofrida por Enzo Barrenechea no ombro esquerdo num treino do Benfica na véspera da receção ao Estoril baralhou as contas de José Mourinho para o duelo contra os canarinhos, com pontapé de saída agendado para as 20h. O problema físico sugerido por uma fotografia publicada pelo médio argentino de braço ao peito na rede social instagram e, posteriormente, confirmado pelas águias coloca um ponto de interrogação no meio-campo.

Manu Silva é o substituto natural do médio argentino, titular em 29 dos 31 jogos disputados pelas águias até o momento. O médio luso foi opção inicial na visita do Benfica ao Farense, nos oitavos de final da Taça de Portugal, a 17 de dezembro de 2024, no lugar habitualmente ocupado pelo companheiro de setor.

A titularidade no Estádio de São Luís foi a primeira somada por Manu desde que sofreu uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, a 8 de fevereiro de 2024. O médio luso já somou 105 minutos distribuídos por cinco jogos desde que regressou aos relvados, mas José Mourinho, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo contra o SC Braga admitiu que ainda não se encontra a 100%: «Apesar de já estar a jogar connosco, é fácil de perceber algum atraso no que é o verdadeiro Manu

Caso José Mourinho opte por continuar a gerir Manu Silva com pinças, as mudanças tornam-se inevitáveis. O técnico de 62 anos pode optar pela utilização de Fredrik Aursnes no centro de terreno ao lado de Richard Ríos, na posição de origem que, ainda assim, tem ocupado parcas vezes desde o ingresso nos encarnados, no verão de 2022.

Aursnes, ainda assim, substituiu Barrenechea no único duelo da Liga que o médio argentino falhou esta época, diante do Gil Vicente, a 26 de setembro. O médio norueguês também jogou a médio centro diante do FC Porto (0-0), a 5 de outubro, e na casa do Nacional (2-1), a 29 de novembro.

A utilização de Aursnes na dupla de meio-campo pode promover o regresso à titularida de Gianluca Prestianni. O jovem de 19 anos foi titular em duas das últimas três partidas disputadas pelas águias, mas regressou ao banco de suplentes em Braga, no último jogo de 2025.

José Mourinho pode ainda optar por uma solução mais radical: utilização de dois pontas de lança. Franjo Ivanovic e Vangelis Pavlidis podem voltar a jogar juntos de início pela primeira vez desde o duelo disputado pelas águias contra o Atlético, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, a 21 de novembro.

Confira o onze provável do Benfica

Galeria de imagens 11 Fotos