Duelo entre 'culés' e 'submarino amarelo' está a dar polémica em Espanha
Duelo entre 'culés' e 'submarino amarelo' está a dar polémica em Espanha - Foto: IMAGO

UEFA dá luz verde à realização do Villarreal-Barcelona nos Estados Unidos

Organismo europeu reitera posição sobre jogos de ligas nacionais serem disputados nos seus países, mas aprovou pedido da LaLiga para o duelo ser disputado em Miami. Na Serie A, o Milan-Como, que será jogado em Perth, também pode avançar

A UEFA deu luz verde, esta segunda-feira, à realização do polémico Villarreal-Barcelona em solo norte-americano, nomeadamente em Miami, apesar de reiterar a clara oposição a jogos de ligas nacionais serem disputados fora do seu país de origem.

Depois de uma reunião do Comité Executivo do organismo que rege o futebol europeu, realizada em Tirana em setembro, a UEFA consultou novamente as partes envolvidas para avaliar a situação, na sequência dos pedidos recebidos da Federação espanhola e italiana.

A consulta confirmou a forte oposição já manifestada por adeptos, outras ligas, clubes, jogadores e instituições europeias em relação ao conceito de transferir partidas de campeonatos nacionais para o estrangeiro.

O quadro regulamentar da FIFA, porém, não é suficientemente claro, pelo que o Comité Executivo da UEFA aceitou com relutância a decisão de aprovar, a título excecional, os dois pedidos que lhe foram apresentados. Refira-se que a Serie A também pretende a realização de um jogo fora do seu país: o Milan-Como 1907, em Perth, na Austrália.

«Os jogos da liga devem ser disputados em casa. Qualquer outro cenário privaria os adeptos fiéis que assistem aos jogos dos seus direitos e poderia introduzir elementos que distorcem nas competições. A nossa consulta confirmou a magnitude destas preocupações. Gostaria de agradecer às 55 federações nacionais pelo seu compromisso construtivo e responsável numa questão tão delicada. Embora seja lamentável ter de permitir que estes dois jogos sejam disputados, esta decisão é excecional e não deve ser considerada um precedente. O nosso compromisso é claro: proteger a integridade das ligas nacionais e garantir que o futebol continue enraizado no seu ambiente local», referiu Aleksander Ceferin, presidente da UEFA.

O duelo entre o Villarreal e o Barcelona, da 17.ª jornada da LaLiga, está marcado para 21 de dezembro.