A festa de Portugal na Moldávia - Foto: FPF

Sub-19: Portugal sagra-se bicampeão da Europa de forma épica

Golo a 15 segundos do final do prolongamento valeu triunfo frente à Espanha!

Portugal é bicampeão da Europa de futsal! Este domingo, a seleção lusa bateu a Espanha, por 3-2, no prolongamento, com o golo decisivo a ser marcado a 15 segundos do final do prolongamento, por intermédio de Tchuda!

Está assim consumada a revalidação do título alcançado em 2023 e reeditado em 2025 após um percurso notável, no qual a equipa das Quinas não perdeu qualquer jogo - derrotou Itália, Ucrânia e Moldávia, na fase de grupos, e a Eslovénia, nas meias-finais.

Seguiu-se a Espanha na final... e uma desvantagem de 0-2, anulada perto do final, no seguimento de um encontro que se pautava pelo equilíbrio e sem grandes ocasiões de perigo até aos últimos cinco minutos da primeira parte, altura em que o conjunto espanhol se adiantou no marcador por Ruano, que atirou certeiro em zona frontal após bom trabalho de Miquel González pela esquerda.

Portugal iniciou o segundo tempo determinado em arriscar e até esteve perto de igualar, por Renato Almeida, que atirou ao travessão aos 29', mas foi a Espanha que voltou a marcar no minuto seguinte e com Miquel novamente no papel de assistente, servindo Nacho Olivares, que recebeu, rodou e atirou para o 0-2 que deixava nuestros hermanos mais perto do título mas... ainda havia alma lusitana.

Portugal não se entregou e entrou na discussão do resultado logo no minuto seguinte - Simão Cordeiro foi feliz no ressalto, proveniente de Ruano, e fez renascer a esperança da equipa portuguesa que recorreu a guarda-redes avançado e, em esforço, beneficiou precisamente da ação do jogador escolhido para essa função, Tiago Rodrigues, para assinar o 2-2 e conduzir a partida para tempo extra.

Nos dez minutos suplementares, Portugal assumiu as despesas do jogo e acabou premiado com a persistência no esforço final e uma jogada individual de Renato Almeida pela esquerda para a finalização de Tchuda, que acabou por ser o herói da partida e confirmou o segundo título consecutivo para a equipa das Quinas.