Ndoye leva dois golos com a camisola vitoriana
Ndoye leva dois golos com a camisola vitoriana - Foto: IMAGO

Só Samu bate Alioune Ndoye nesta estatística

Avançado do Vitória de Guimarães marca a cada 96 minutos na Liga e tem sido a arma secreta de Luís Pinto, com papel importante nos triunfos ante Estrela da Amadora e Santa Clara. Luta pela posição de ponta de lança aquece. Amigável em Vila Meã na agenda

À entrada para os últimos 20 minutos no embate com o Santa Clara, no último sábado, aumentava o nervosismo no D. Afonso Henriques, com o Vitória de Guimarães a perder por um golo e com a segunda derrota consecutiva a pairar no ar. Eis que surgiu Alioune Ndoye.

Lançado ao intervalo para o lugar de Nélson Oliveira, o ponta de lança senegalês apareceu a finalizar na área, após cruzamento de Samu, e deu início à reviravolta dos conquistadores, consumada cinco minutos depois, pelo médio e capitão vitoriano.

Foi o segundo golo do avançado de 24 anos, recrutado aos letões do Valmiera no mercado de verão, na Liga, depois de também ter apontado o tento que confirmou o triunfo dos conquistadores na Amadora (2-0).

Com apenas 192 minutos no campeonato, o número 90 dos vimaranenses apenas precisa de 96 para faturar, um registo apenas superado por Samu, do FC Porto, no universo de jogadores com dois ou mais golos. O internacional A espanhol dos dragões marca um tento a cada 80 minutos.

Com o remate certeiro frente aos açorianos, Ndoye igualou Nélson Oliveira na lista de melhores marcadores do plantel às ordens de Luís Pinto. Os dois atacantes somam dois golos cada e a luta por uma vaga no onze promete intensificar-se nas próximas semanas.

Depois de regressar às vitórias, segue-se a pausa da Liga para compromissos de seleções e o próximo desafio oficial do emblema da cidade berço é a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo duelo marcado com o União de Lamas para dia 19, domingo (15h00).

Particular em Vila Meã

Para manter o ritmo competitivo durante o interregno das provas de clubes, o conjunto vitoriano vai medir forças com o AC Vila Meã, que milita no Campeonato de Portugal, num jogo particular agendado para esta quinta-feira, pelas 18h30. O encontro enquadra-se na iniciativa Conquistadores on Tour e terá entrada gratuita. 

Refira-se que Matija Mitrovic e Tony Strata foram chamados para as seleções sub-21 de Sérvia e Roménia, respetivamente.