Portugal no segundo lugar do pódio no Mundial de futsal feminino  - Foto: FPF
Portugal no segundo lugar do pódio no Mundial de futsal feminino - Foto: FPF

Seleção feminina é vice-campeã do Mundo

Brasil foi mais forte e venceu por 3-0; Ana Catarina recebeu a Luva de Ouro e Lídia Moreira a Bota de Bronze e Bola de Bronze

Portugal é vice-campeão do mundo, depois de perder com o Brasil por 0-3 na primeira final de um mundial de futsal feminino, organizado pela FIFA, nas Filipinas. A Seleção Nacional alcança assim a medalha de prata, ao passo que Espanha arrecadou o bronze.

Galeria de imagens 5 Fotos

Perante um pavilhão cheio, com cerca de cinco mil espectadores, Portugal até entrou bem, a pressionar o Brasil na saída de bola. Janice Silva teve de ser assistida logo aos 2 minutos, depois um choque com Emilly, o que poderá ter condicionado um pouco plano português.

A primeira oportunidade surgiu aos 5 minutos, na sequência de um livre marcado por Fifó, com Maria Pereira a chegar um pouco atrasada à bola. Logo depois, excelente dupla defesa de Ana Catarina, a manter a baliza a zeros: primeiro grande defesa a remate de Natalinha, na recarga acaba por defender com a cara a remate de Luana.

O Brasil marcou aos 10 minutos, a meio da primeira parte: Ana Luiza recebeu a bola de costas e deixou para Emilly rematar à entrada da área. Portugal não conseguiu responder de imediato e a um minuto do intervalo chegou à 5.ª falta, o que condicionou os instantes finais, uma vez que uma 6.ª daria livre direto às brasileiras. Um desvio de cabeça de Lídia, ao lado, levou o jogo para o descanso.

De regresso do intervalo, o Brasil ameaçou de livre direto, com grande corte de Inês Matos, e fez o segundo logo aos 23 minutos, por Amandinha, a picar a bola por cima de Ana Catarina, que fez uma mão cheia de defesas corajosas para manter a sua baliza sem sofrer mais golos. O Brasil procurava o terceiro e seguiram-se dois pedidos de revisão vídeo frustrados - Brasil pediu suporte de vídeo para analisar um lance na área entre a guarda-redes Bianca eAna Azevedo, que teve de ser assistida, para provar que não havia falta; depois, foi Portugal a pedir revisão de um lance de Ana Luiza na área, também sem falta.

O Brasil continuiu a carregar - Ana Catarina sucessivamente chamada a defesas - e acabou por conseguir o terceiro quando Portugal arriscou tudo e avançou para 5 para 4, com Fifó como guarda-redes, aos 38 minutos.

Lídia Moreira, com 6 golos, recebeu a Bota de Bronze no Mundial, também a Bola de bronze para terceira melhor jogadora - a brasileira Emilly foi eleita a melhor jogadora do Mundial. Ana Catarina recebeu a Luva de Ouro.

Ficha de jogo

PORTUGAL (cinco inicial): Ana Catarina Pereira (GR), Ana Azevedo (cap.), Fifó, Janice Silva e Maria Pereira 
Suplentes: Maria Odete Rocha (GR), Inês Matos, Helena Nunes, Kaká, Débora Lavrador, Kika, Carolina Pedreira Marta Teixeira e Lídia Moreira 
Selecionador nacional: Luís Conceição 
Golos:  -
Disciplina: cartão amarelo para Lídia Moreira (5'), Maria Pereira (8'), Helena Nunes (15') 

BRASIL: Bianca (GR), Taty (cap.), Amandinha, Emilly  e Ana Luiza 
Suplentes: Júlia (GR), Débora Vanin, Tampa, Simone, Diana, Luana Rodrigues, Lucileia, Camila e Natalinh 
Selecionador nacional: Wilson Sabóia 
Golos: 0-1 Emilly (10'), 0-2 Amandinha (23') e 0-3 Débora Vanin (38') 
Disciplina: Natalinha (8'), Emilly (20') 

As vice-campeãs do Mundo chegam a Lisboa esta segunda-feira pelas 19h30. Já na terça-feira, a comitiva estará numa cerimónia oficial de homenagem pelas 11h30, na FPF Arena Portugal, a fim de celebrar a medalha de prata conquistada.

(atualizado às 15h25)