Sainz multado por chegar atrasado ao hino 
Sainz multado por chegar atrasado ao hino  - Foto: IMAGO

Sainz multado por chegar atrasado ao hino 

Piloto espanhol foi 'alvo' dos comissários este fim de semana no Japão

Carlos Sainz foi multado em 20 mil euros por chegar atrasado ao hino na cerimónia protocolar que antecedeu o Grande Prémio do Japão. 

No final da corrida, teve de prestar esclarecimentos à direção de prova e aos comissários da FIA por um possível descumprimento do regulamento desportivo relacionado com a cerimónia pré-corrida em Suzuka. 

De acordo com o artigo 19.4 (b) todos os pilotos devem obrigatoriamente comparecer ao hino nacional do país-sede, que ocorre 14 minutos antes da largada. A ausência ou atraso nesse protocolo é considerada uma infração. Segundo a FIA, Sainz não observou a obrigação no horário determinado e metade da multa, 10 mil euros, ficará suspensa por um ano, desde que não haja nova infração. 

Sainz não teve um fim de semana fácil. Largou de 15.º depois de receber uma penalidade de três posições na grelha por ter atrapalhado Lewis Hamilton durante o Q2, no sábado - e nos treinos até se enganou no local da sua boxe. Na corrida ainda ganhou uma posição e terminou em 14.º lugar. 

Sugestão de vídeo: