Aryna Sabalenka, fotografada em Miami, é capa da revista Vogue
Aryna Sabalenka, fotografada em Miami, é capa da revista Vogue

Sabalenka arrasa em mais uma capa de revista (fotos)

Tenista fala na Vogue sobre frustrações e a morte trágica do ex-namorado

Aryna Sabalenka falou abertamente sobre a sua voracidade competitiva, o seu caráter explosivo e as tragédias pessoais que marcaram a sua vida.

Galeria de imagens 5 Fotos

Numa entrevista à revista Vogue, a número 1 do ranking WTA recordou os seus inícios de carreira, marcados por uma grande frustração em campo. «Zangava-me comigo mesma», admitiu, reconhecendo que não tinha controlo sobre as emoções. «Podia estar a ganhar o jogo e depois perder a cabeça. Sabia que tinha um problema».

Com o tempo, a tenista bielorrussa, de 28 anos, passou a ver esses desabafos como um «mal necessário» para o seu sucesso. «Agora entendo que não há mal em atirar a raquete. Não há mal em gritar. Não há mal em desabafar se sentes que estás a reprimir demasiado», explicou. Para a líder mundial, esta é uma forma de manter a concentração. «Às vezes, só precisas de libertar, de esvaziar para estares pronta para recomeçar e jogar. Sim, às vezes parece feio e terrível, mas preciso disso».

Galeria de imagens 40 Fotos

A mentalidade de Sabalenka é clara: «Sinto que todas pensamos: 'Ok, devia ganhar todos os jogos'. Se não pensas assim, o que estás a fazer? Quando estás entre as cinco melhores e ganhas Grand Slams, não está certo conformares-te com a derrota».

A dor da perda de Koltsov e do pai

A tenista abordou também a morte trágica do ex-namorado, Konstantin Koltsov, em março de 2024. O antigo jogador de hóquei no gelo, de 42 anos, faleceu após cair da varanda do 23.º andar de um hotel em Miami, num aparente suicídio. Sabalenka, que na altura já não mantinha uma relação com Koltsov, estava a treinar nas proximidades e foi informada pela polícia. A sua reação inicial foi de negação: «Discuti com o polícia; não conseguia aceitar.»

Para lidar com o luto, a atleta, que dias depois defrontou a sua amiga Paula Badosa, encontrou refúgio no ténis. «Sinto que nesta situação não há uma resposta certa ou errada... Todos precisamos de coisas diferentes. Para mim, voltar ao trabalho é a única opção», afirmou. Atualmente, Sabalenka está noiva do empresário brasileiro Georgios Frangulis.

Esta não foi a primeira grande perda na vida da tenista. Em 2019, o seu pai faleceu subitamente aos 43 anos, vítima de meningite. Sabalenka recordou os esforços para conseguir assistência médica em Minsk, revelando que uma ambulância só o transportou para o hospital ao terceiro dia, quando já era tarde demais.

A dor da ausência paterna continua muito presente. «Dizem que o tempo ajuda, mas, de certa forma, agora custa-me mais porque sei o quanto o meu pai se alegraria com o meu sucesso», partilhou. «Hoje em dia, o meu noivo encontra-me a chorar na cama à noite... Os vídeos mais emotivos para mim são quando vejo pessoas a publicar a reação da sua família ao ver o seu filho desportista ganhar algo, e imagino como o meu pai reagiria... Choro desconsoladamente, como se o tivesse acabado de perder».

A iniciar sessão com Google...