Rybakina 'vinga-se' frente a Sabalenka na final do Open da Austrália

Elena Rybakina é a vencedora do Open da Austrália depois de derrotar em três sets a número um do ranking, Aryna Sabalenka, tendo fechado com um ás. Para a bielorrussa, a derrota foi amarga, pois perdeu a final pelo segundo ano consecutivo

A final do Open da Austrália entre Elena Rybakina e Aryna Sabalenka foi uma repetição da edição de 2023, quando ambas também se defrontaram em Melbourne. Naquela ocasião, o título foi para a bielorrussa Sabalenka, que alcançou a primeira vitória em Grand Slam. Antes deste encontro, contava com quatro títulos, enquanto Rybakina 'apenas' tinha vencido Wimbledon em 2022, impondo-se agora por 6-4, 4-6 e 6-4.

A tenista nascida na Rússia, que representa o Cazaquistão, esteve em excelente forma durante todo o torneio na Austrália. Eliminou Iga Swiatek de forma convincente e impressionou também contra Jessica Pegula. Sabalenka, por sua vez, não deu hipóteses a Elina Svitolina nas meias-finais, entre outras adversárias.

Na Rod Laver Arena, Rybakina desferiu o primeiro golpe decisivo. Aproveitou de imediato uma das poucas oportunidades de break que teve, colocando Sabalenka em dificuldades logo no início do set. A número um do ranking teve também várias chances para reagir, mas falhou contra a cazaque. Assim, venceu o primeiro set.

Sabalenka reage

Para Sabalenka, era crucial mudar de atitude. E foi o que fez. No final do segundo set, conseguiu finalmente quebrar o serviço da sua adversária. Isso valeu-lhe de imediato a vitória no set, que conquistou com um jogo impressionante a 40-0, levando a um set decisivo.

Recuperação notável

Nesse terceiro set, Sabalenka agarrou-se de imediato à cazaque. Conseguiu rapidamente quebrar o serviço e adiantou-se para 3-0. Depois de Rybakina ter sido repreendida pelo seu treinador, que a acusou de não mostrar energia, ela reagiu com força, quebrando o serviço de Sabalenka. Fê-lo duas vezes consecutivas, o que a colocou em 3-5, precisando apenas de mais um jogo.

A frustração de Sabalenka aumentou, manifestando-se, entre outras coisas, quando atirou a raquete ao chão. Com um ás, Rybakina acabou por vencer o encontro e conquistou finalmente mais um Grand Slam: 6-4, 4-6, 6-4.

Djokovic - Alcaraz

O final do Open da Austrália acontece no domingo, com a final masculina. Novak Djokovic poderá conquistar o seu 25.º título de Grand Slam à custa de Carlos Alcaraz. Ambos os tenistas precisaram de sets extenuantes de cinco sets contra Jannik Sinner e Alexander Zverev, respetivamente, pelo que a questão é saber quão em forma aparecerão na Rod Laver Arena.