Adepto do Sporting em Alvalade - Foto: Miguel Nunes
Adepto do Sporting em Alvalade - Foto: Miguel Nunes

Ranking UEFA: a semana está a correr bem para Portugal

Aumentou a distância para a Bélgica e houve aproximação aos Países Baixos, graças a confrontos diretos

A quinta jornada da Champions League foi positiva para Portugal, no que ao ranking da UEFA diz respeito, tendo em conta os resultados favoráveis no confronto direto com equipas de Bélgica e Países Baixos.

O Benfica conseguiu o primeiro triunfo na Liga dos Campeões, e logo na visita aos neerlandeses do Ajax, enquanto que o Sporting ficou com o apuramento na mão ao derrotar em Alvalade os belgas do Club Brugge.

Duas vitórias que contam 4 pontos para o ranking, a dividir por 5, o número de equipas lusas que iniciaram a campanha europeia. Quer isto dizer que Portugal somou 0.800 pontos, elevando o total para 61.466 pontos.

Portugal continua na 7.ª posição, mas afastou-se ligeiramente da Bélgica, 8.ª classificada, que somou apenas 0.400 pontos na Liga dos Campeões. O Club Brugge perdeu com o Sporting, como já referido, mas o St. Gilloise venceu no reduto do Galatasaray.

Os resultados obtidos na principal competição europeia de clubes permitiram também uma ligeira aproximação aos Países Baixos, que ocupam a 6.ª posição, ainda que o desaire do Ajax, frente ao Benfica, tenha sido compensado pelo PSV, que goleou o Liverpool em Anfield.

O triunfo da equipa de Eindhoven permitiu somar 0.333 pontos, para um total de 64.366 dos Países Baixos.

Ranking a cinco anos

PAÍS

PONTOS

1. Inglaterra

101.339

2. Itália

89.946

3. Espanha

83.953

4. Alemanha

80.545

5. França

72.534

6. Países Baixos

64.366

7. PORTUGAL

61.466

8. Bélgica

57.350

9. Turquia

47.000

10. Chéquia

43.300

No que diz respeito ao ranking anual, os resultados da Champions permitiram a subida de Portugal ao 5.º lugar, com 8.800 pontos acumulados em 2025/26, ultrapassando Chipre (8.500). De recordar que, na semana europeia anterior, as equipas lusas não conseguiram qualquer triunfo - dois empates e duas derrotas -, o que ditou um trambolhão, do 2.º para o 6.º lugar, no ranking de 2025/26.

De recordar que os países que conseguirem os dois primeiros lugares do ranking anual terão direito a uma vaga extra na Champions League, em 2026/27. Para já esses lugares são ocupados por Inglaterra e Alemanha.

Os países mais próximos de Portugal no ranking a cinco anos estão a realizar uma campanha negativa esta época. A Bélgica surge apenas no 10.º lugar do rendimento anual, com os Países Baixos logo a seguir.

Veremos agora quais serão os resultados de FC Porto e SC Braga na Liga Europa, frente a Nice e Rangers, respetivamente.

Ranking anual

PAÍS

PONTOS

1. Inglaterra

10.500

2. Alemanha

9.428

3. Itália

9.000

4. Espanha

9.000

5. PORTUGAL

8.800

6. Chipre

8.500

7. Dinamarca

8.125

8. Polónia

7.875

9. França

7.357

10. Bélgica

6.500