Portugal supera Itália e está nas meias-finais do Mundial feminino

Vitória categórica por 7-2, com excelente reação ao período de maior pressão das italianas; Lídia Moreira brilhou com três golos; Argentina à espreita nas meias-finais

A Seleção Nacional feminina de futsal qualificou-se para as meias-finais do primeiro mundial da modalidade, que decorre nas Filipinas.

Galeria de imagens 5 Fotos

Portugal venceu a Itália por 7-2 nos quartos de final e sexta-feira defronta a Argentina, que venceu a Colômbia por 4-1.

Ao intervalo A Seleção vencia por 2-1 e da exibição desta manhã destaca-se Lídia Moreira, autora de três golos.

O jogo começou com as italianas a pressionar e a guarda-redes Ana Catarina a brilhar, mas Portugal conseguiu sacudir essa pressão e, no primeiro remate direcionado à baliza – depois de dois ao lado – Carolina Pedreira abriu o marcador aos 6 minutos, bem posicionada ao segundo poste, a a responder a passe da capitã Ana Azevedo. Na jogada seguinte, em posse de bola da Itália, Portugal aproveitou que a guarda-redes italiana Sestari teve um mau alívio ao receber a bola e uma companheira, Ana Azevedo intercetou de cabeça e deixou para Lídia Moreira, que marcou de calcanhar, entre as pernas de Sestari.

Cinco minutos depois, a Itália reduziu de penálti. A Itália pediu revisão a uma mão na bola de Fifó, aparentemente involuntária, pois aconteceu devido a um ressalto no joelho de Inês Matos, mas a árbitra Oriana Zambrano considerou mesmo haver falta e Erika Ferrara não falhou frente a Ana Catarina. Portugal teve mais duas boas oportunidades para aumentar a vantagem antes do intervalo, a mais evidente delas de baliza aberta, com Kaká a atirar incrivelmente ao lado, aos 9.

Com apenas um golo de vantagem ao intervalo, Portugal quis de imediato carregar do acelerador no recomeço, e Lídia Moreira personificou muito bem essa urgência: em trabalho lá atrás, impediu um remate da italiana Bettioli, desarmou-a, controlo a bola a correu para a baliza da Itália, rematando cruzado para o seu segundo do jogo, Três minutos depois foi a vez de Janice Silva marcar, com um chapéu à guarda-redes após roubar a bola a Vanelli.

A perder por 1-4, a Itália começou então a tentar responder, mas antes Portugal ainda chegou ao 5-1 por Kika. A selecionadora italiana optou então por dar tudo e passar a jogar em 5 para 4, deixando a baliza mais exposta. Inicialmente compensou, com Boutimah a reduzir para 2-5 em cima de Ana Catarina, e Portugal a não conseguir aproveitar a falta de guarda-redes das adversárias. A Itália carregou durante alguns minutos, Berte e Vanelli tiveram chances para marcar, mas viria a ser Portugal a mexer no marcador a 5 minutos do fim, com remate de longe, a marcar o seu terceiro.

A resistência italiana começou a diminuir com o dilatar da diferença no marcador e Portugal ainda chegaria ao sétimo golo, com Janice a pressionar Bettioli mesmo em frente à baliza transalpina, para fazer o desvio fixar o marcador final.

Esta é a terceira goleada de Portugal na prova, depois dos triunfos obtidos na fase de grupos: Tanzânia (10-0), Japão (3-1) e Nova Zelândia (10-0).

Ficha de jogo:

PORTUGAL (cinco inicial): Ana Catarina Pereira (GR), Inês Matos, Janice Silva, Fifó e Maria Pereira

Suplentes: Maria Odete Rocha (GR), Helena Nunes, Kaká, Débora Lavrador, Kika, Ana Azevedo (C), Carolina Pedreira, Marta Teixeira e Lídia Moreira

Selecionador nacional: Luís Conceição

Golos: 1-0 Carolina Pedreira (6'), 2-0 Lídia Moreira (6'), 3-1 Lídia Moreira (21'), 4-1 Fifó (24'), 5-1 Kika (28'), 6-2 Lídia Moreira (35'); 7-2, Janice Silva (38')

ITÁLIA (cinco inicial): Ana Sestari (GR), Adrieli Berti, Sara Boutimah, Renata Adamatti e Brenda Bettioli

Suplentes: Denise Carturan (GR), Rafaela Dal Maz, Ludovica Coppari, Bruna Borges, Alessia Grieco, Nicoletta Mansueto, Gaby Vanelli, Erika Ferrara e Greta Ghilardi

Selecionador nacional: Francesca Salvatore

Golos: 2-1 Erika Ferrara (10'), 5-2 Sara Boutimah (29')

Disciplina: cartão amarelo para Renata Adamatti (5')

(atualizado às 12h22)