Mais um golo de Lídia Moreira no Argentina-Portugal - Foto: FPF
Mais um golo de Lídia Moreira no Argentina-Portugal - Foto: FPF

Portugal goleia Argentina e chega à final do mundial de futsal feminino

7-1 coloca Seleção no encontro mais importante; final é domingo às 11h30

A Seleção Nacional feminina de futsal qualificou-se para a final do primeiro mundial da modalidade, que decorre nas Filipinas, e tem lugar marcado na final de domingo, às 11h30.

Galeria de imagens 8 Fotos

Portugal bateu a Argentina por 7-1 e ao intervalo já vencia por 6-0, depois de um começo fulgurante.

Logo no primeiro minuto, ainda aos 57 segundos, Lídia Moreira marcou o seu quinto golo na competição, o que pareceu desnortear um pouco as argentinas. Centro de Carolina Pedreira, e Lídia a responder à boca da baliza.

Aos 7, Fifó fez o 2-0 após jogada com Janice e Inês Matos, e depois Portugal entrou num domínio absoluto, com golos de rajada. Aos 9 Lídia aproveitou erro mesmo junto à baliza argentina para roubar a bola e festejar, depois, no mesmo minuto, Janice e Fifó dilataram a vantagem para 5-0, sem deixar as sul-americanas respirar:

Num roubo de bola, Janice levou em transição para o ataque em combinação com Fifó, e fez o remate final; logo de seguida, mais uma triangulação de Portugal a usar os dois corredores, assistência de Maria Pereira para mais um de Fifó.

Aos 15, aquele que terá sido o golo mais bonito, com Ana Azevedo a sentar duas adversárias antes de carimbar o sexto.

Com o marcador tão dilatado, o selecionador Luís Conceição optou por gerir e dar alguns minutos a outras jogadoras, poupando por exemplo a capitã Ana Azevedo.

Mesmo assim Portugal voltou como tinha entrado e marcou logo nos momentos inicias, com Inês Matos a finalizar uma jogada com Janice e Maria Pereira, que acabou por sair lesionada. No final coxeava um pouco, resta saber se estará disponível para a final de domingo, frente a Espanha ou Brasil.

Aos 26, a guarda-redes Ana Catarina saiu lesionada, sendo substituída por precaução por Maria Odete Rocha, que ainda teve de se aplicar em algumas defesas, quando Portugal deixou de pressionar tanto e relaxou um pouco. A Argentina ainda viria a marcar mesmo, aos 39 - penas o primeiro golo que Portugal sofre de bola corrida e 4 para 4, os outros foram de penálti (Japão) e 5 para 4 (Itália).

Presidente felicita

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, felicitou a Seleção. «Estamos na final! Parabéns à nossa Seleção Nacional A Feminina de Futsal pela vitória com a Argentina, nas meias-finais do Campeonato do Mundo. Com nova demonstração de cultura de vitória, assente no talento, qualidade, humildade e ambição, Portugal está, com toda a justiça, na final do primeiro Mundial de Futsal Feminino. Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, felicito todas as jogadoras, a equipa técnica liderada pelo "mister" Luís Conceição e restante estrutura pelo apuramento e por representarem o Desporto português ao mais alto nível. Obrigado aos nossos incansáveis adeptos pelo apoio nas Filipinas. No domingo de manhã, Portugal vai parar e seremos 11 milhões a jogar convosco. Força, Portugal!», afirmou o líder federativo, que está em Washington, nos EUA, para o sorteio do Mundial.

(atualizado às 12h15)