Estafeta feminina 4x50 metros estilos bateu o recorde nacional no último dia do Europeu de piscina curta (foto FPN)

Portugal encerra Europeu de piscina curta com recordes e «balanço positivo»

Último dia com mais um recorde nacional: 4x50 metros estilos femininos. Camila Rebelo, Ana Pinho Rodrigues e Miguel Nascimento falaram sobre os desempenhos pessoais em Lublin, na Polónia

O Europeu de piscina curta em Lublin, na Polónia, terminou este domingo com mais um recorde nacional. A estafeta feminina de 4x50 estilos fechou a competição com um nova melhor marca portuguesa, pulverizando a anterior por mais de dez segundos. Camila Rebelo, Ana Pinho Rodrigues, Ana Guedes e Mariana Cunha completaram a prova em 1.49,10 minutos, superando largamente o antigo máximo de 1.59,28 (2018). A estafeta masculina - João Costa, Alexandre Amorim, Vasco Morgado e Miguel Nascimento - concluiu em 1.36,01.

Camila Rebelo ainda competiu nos 400 estilos, registando 4.43,00, a sua terceira melhor marca pessoal.

Camila Rebelo - Foto: Federação Portuguesa de Natação
Camila Rebelo - Foto: Federação Portuguesa de Natação

Camila Rebelo: «Mostrámos união e orgulho em representar Portugal»

Camila Rebelho foi a grande protagonista da Seleção Nacional, somando três recordes nacionais nos 50, 100 e 200 costas — tendo ficado a escassos centésimos do bronze nos 200m.

A nadadora portuguesa Camila Rebelo. Foto FPN
A nadadora portuguesa Camila Rebelo. Foto FPN

«Considero importante refletir sobre estes dias. Destaco a forma como a equipa se manteve unida e disponível. Apoiámo-nos em cada prova e isso criou um ambiente muito positivo», afirmou Camila Rebelo.

«Foi a minha melhor participação em Europeus de piscina curta. Saio feliz, especialmente com o 4.º lugar nos 200m costas. Apesar do sabor agridoce por ter estado perto do pódio, sinto dever cumprido.»

A nadadora deixou ainda agradecimentos a treinadores, equipa técnica, família, colegas, clube, patrocinadores e federação.

Ana Pinho Rodrigues: «Saio com uma sensação muito positiva»

Também autora de um recorde nacional, nos 100m bruços, Ana Pinho Rodrigues destacou o espírito coletivo:

«O espírito de grupo esteve sempre presente e isso ajudou a alcançar bons resultados. O ambiente foi muito saudável», disse.

Ana Pinho Rodrigues (FPN)

«Os 100m bruços mostraram o trabalho que tenho vindo a fazer. Nos 50m bruços ainda há pormenores a corrigir. As estafetas foram um ponto muito positivo, com dois recordes nacionais.»

Miguel Nascimento (FPN)

Miguel Nascimento: «Deixei tudo dentro de água»

Capitão da Seleção, Miguel Nascimento saiu satisfeito com a sua prestação, depois de ter batido a sua melhor marca nos 50m costas (24,20):

Portugueses no Europeu de piscina curta em Lublin (FPN)

«Termino com sentimento de dever cumprido. Há sempre aspetos a melhorar, mas saio satisfeito. Gostaria de ter ido mais longe, mas deixei tudo dentro de água.»

Sobre o coletivo, reforçou o potencial da equipa: «A seleção comportou-se de forma exímia. Houve vários recordes nacionais, tempos muito próximos de pódios e semifinais. Temos uma equipa que junta juventude e experiência e todas as condições para continuar a evoluir.»