Mundial
Mundial
Noruega avança formalmente contra Infantino
Prometido e cumprido: a Federação Norueguesa de Futebol apresentou duas denúncias contra o presidente da FIFA, Gianni Infantino. A documentação foi enviada na noite de segunda-feira para o Comité de Ética e ao Comité de Governança, Auditoria e Compliance (GACC) da FIFA.
A iniciativa está relacionada com três episódios polémicos: a criação e entrega do Prémio da Paz da FIFA ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; a suspensão disciplinar do avançado norte-americano Folarin Balogun durante o Mundial-2026; e o projeto FIFA Forward Enterprise (FFE), que previa a venda de parte de uma nova subsidiária comercial da entidade a investidores externos.
A informação foi avançada nesta terça-feira pelo jornal espanhol As e confirmada pela federação norueguesa, que questiona a relação entre a direção da FIFA e possíveis investidores, pedindo esclarecimentos sobre as circunstâncias que envolveram a saída do então diretor de operações da entidade, Kevin Lam, além de possíveis discussões sobre remuneração ou outros interesses financeiros de Infantino relacionados ao projeto.
Estas denúncias formais surgem dias antes da reunião do comité executivo da FIFA, que está agendado para dia 15, na sede do organismo, em Zurique, Suíça.
As eleições para escolher o novo presidente do organismo que superintende o futebol mundial estão agendadas para 18 de março de 2027, no 77.º Congresso anual, a ter lugar em Rabat, Marrocos, reunindo mais de dois mil dirigentes das 211 federações filiadas.