Vasco Botelho da Costa, treinador do Moreirense (Foto: Moreirense FC)

Já se batem recordes em Moreira de Cónegos

Melhor arranque de sempre do Moreirense em 15 participações na Liga tem honras de pódio

Não é novidade na Liga, longe disso, mas é a equipa que mais furor está a fazer neste início de campeonato, à boleia de resultados que já garantiram um lugar de destaque na história do clube. Eis o Moreirense de Vasco Botelho da Costa, que após novo triunfo frente ao Rio Ave, este sábado, continua a somar e seguir em 2025/26, com os devidos méritos refletidos na tabela classificativa.

Salvo uma nódoa no registo — leia-se a deslocação a Barcelos, de onde os cónegos saíram com uma derrota frente ao Gil Vicente por 0-2 —, os restantes encontros disputados terminaram com a conquista dos três pontos — Alverca (2-1), Santa Clara (1-0), Vitória de Guimarães (2-0) e Rio Ave (3-1) —, constituindo o melhor arranque de sempre da equipa no campeonato.

Nunca até agora, num total de 15 participações na competição, a equipa de Moreira de Cónegos tinha garantido tantos pontos à 5.ª jornada — 12, em 15 possíveis —, vendo o mérito refletido no 3.º lugar da classificação, com os mesmos pontos do Sporting, que ocupa a vice-liderança, atrás do FC Porto (15) — os dragões, de resto, são os únicos só com vitórias.

Em estreia no principal escalão do futebol português, depois de ter liderado o Alverca à subida, Vasco Botelho da Costa consegue algo inédito em Moreira de Cónegos com este pódio, já que o melhor posto assegurado pelo clube, ao cabo de cinco rondas, tinha sido o quinto lugar, na temporada 2020/21 (8 pontos), fruto de duas vitórias e dois empates — o final da época ditaria a 8.ª posição para o conjunto verde e branco.

Números que são novidade no emblema nortenho e que podem servir de inspiração para o desafio que se segue: a deslocação a Alvalade para desafio com o Sporting. Na 6.ª jornada da Liga disputam-se os três pontos... e o segundo lugar, com o Moreirense empenhado a não baixar o ritmo, mesmo diante do campeão nacional em título.