Lewandowski termina contrato com o Barcelona no verão
Lewandowski termina contrato com o Barcelona no verão - Foto: IMAGO

MLS chama por Lewandowski: «Seria o autêntico embaixador»

Chicago Fire interessado no avançado polaco, que está em fim de contrato com o Barcelona

O futuro de Robert Lewandowski, de 37 anos, continua em aberto, com o contrato com o Barcelona a terminar no final da presente temporada. O Chicago Fire, da Major League Soccer (MLS), surge como uma das principais interessadas em garantir os serviços do avançado polaco, pretendendo torná-lo na sua grande estrela.

De acordo com o Mundo Deportivo, apesar de ter cinco propostas em mãos, Lewandowski só tomará uma decisão sobre o seu futuro após as eleições para a presidência do clube catalão. A prioridade do jogador é permanecer nos blaugrana e em Barcelona, mas o Chicago Fire está a fazer uma forte pressão para o convencer a mudar-se para os Estados Unidos no verão.

Recorde-se que, há alguns meses, o treinador do Chicago Fire, Gregg Berhalter, reuniu-se em Barcelona com Lewandowski e o seu empresário, Pini Zahavi, para explorar a possibilidade de uma transferência. Agora, segundo a ESPN, a ofensiva intensificou-se. O antigo futebolista e agora comentador, Janusz Michallik, afirmou que o clube da MLS «está 100% empenhado na sua contratação» e que «estão a lutar para convencer Lewandowski e a esposa», a juntarem-se ao ambicioso projeto.

Michallik esclareceu, no entanto, a condição para uma eventual mudança. «A primeira coisa a ter em conta é que, se o Barcelona oferecer a Robert um contrato para a próxima temporada, não haverá qualquer discussão. O Chicago Fire só é uma opção a considerar se o Robert deixar o Barça», explicou. O comentador acrescentou que o clube da MLS vê o avançado como mais do que um simples jogador. «O clube e o seu treinador, Gregg Berhalter, veem o Robert como mais do que um jogador: seria o autêntico embaixador de um projeto que deverá transformar o Chicago Fire num superclube. É preciso ter em conta que em 2028 irão inaugurar um novo estádio», concluiu Michallik.

Enquanto aguarda por novidades, Lewandowski, que completará 38 anos em agosto, mantém-se focado em terminar bem a época e ajudar o Barcelona a atingir os seus objetivos. Nesta fase da carreira, a estabilidade e a felicidade familiar são fatores mais importantes para o polaco do que a vertente financeira.